Videolaparoscopia

A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva muito utilizada em reprodução humana para diagnosticar e tratar doenças que acometem os órgãos da região pélvica. A realização da cirurgia requer cuidados especiais para que a fertilidade feminina não seja afetada.

Muitas doenças que afetam a região pélvica e provocam a infertilidade feminina apresentam sintomas parecidos. A videolaparoscopia permite a visualização da região, o diagnóstico preciso das doenças que podem estar presentes e o tratamento imediato de muitas delas, como a endometriose.

A videolaparoscopia também permite a visualização de malformações e de outras doenças que se manifestam na região, como miomas, e pode identificar a obstrução das trompas.

Indicações da videolaparoscopia

A videolaparoscopia é indicada para mulheres com dificuldades de engravidar que tenham suspeita ou sejam diagnosticadas com doenças que podem ser a causa da infertilidade, como miomas, endometriose, fibrose, aderências, doenças inflamatórias, cistos ovarianos, entre outras.

Como é realizada a videolaparoscopia

A videolaparoscopia é realizada em centro cirúrgico após aplicação de anestesia geral, portanto a mulher não sente dor durante o procedimento.

Já com a mulher sob o efeito da anestesia, são feitas algumas pequenas incisões na região do abdômen: na cicatriz do umbigo (cerca de 1 cm), outras duas na região inguinal (cerca de 0,5 cm) e mais uma entre essas duas (também com cerca de 0,5 cm), embora essa última nem sempre seja necessária.

Pela incisão no umbigo é inserido o laparoscópio acoplado a uma microcâmera de alta resolução que permite uma visualização nítida e completa dos órgãos da região pélvica feminina, como útero, ovários, bexiga, apêndice, intestinos, entre outros. As imagens capturadas e gravadas pela câmera são projetadas em um monitor também de alta resolução. Com esse recurso, é fácil identificar alterações e doenças em curso, como miomas, endometriose, aderências, cistos, obstrução das trompas, entre outras.

Identificadas as doenças, é possível tratá-las durante o mesmo procedimento, por isso a videolaparoscopia é uma técnica que oferece diversas vantagens:

A videolaparoscopia em tratamentos de reprodução assistida

A mulher com dificuldades de engravidar pode procurar uma clínica de reprodução humana assistida para auxiliá-la no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à fertilidade.

A videolaparoscopia, atualmente, é um dos melhores recursos oferecidos pela medicina para ajudar mulheres a retomarem a fertilidade ou ao menos mitigar os efeitos da infertilidade e facilitar a gravidez.

Últimas postagens do blog
Gravidez na menopausa

Fertilidade de PCDs

Não espere, congele: gravidez independente