Afinal, o que é a endometriose? Entenda mais sobre o assunto!

Dra. Mariana Penha De Nadai Sartori imagens 02
Afinal, o que é a endometriose? Entenda mais sobre o assunto!
Avalie essa postagem!

Enquanto grande parte da população feminina passa pelo período menstrual naturalmente, 10% das mulheres brasileiras vivenciam essa fase sentindo dor extrema, segundo dados do Ministério da Saúde. Se mensalmente você passa por essa situação desconfortável, continue lendo este post e descubra o que é endometriose, seus sintomas e tratamentos.

O que é endometriose

Inicialmente, é importante saber que a parede interna do útero é revestida por uma mucosa chamada de endométrio, a qual passa por mudanças durante o ciclo menstrual, tornado-se mais espesso para receber o embrião. É no endométrio que o óvulo, depois de fertilizado, se fixa. Quando não há fecundação, essa parte mais espessa do endométrio é expelida durante a menstruação.

O que acomete uma em cada dez mulheres no Brasil é a endometriose, uma doença inflamatória ocasionada por células do endométrio que deveriam ser eliminadas, mas percorreram o caminho oposto e se instalam nos ovários ou na cavidade abdominal.

Principais sintomas

A endometriose pode ser assintomática, mas existem pacientes que apresentam sintomas característicos, como:

Cólica menstrual intensa

É comum as mulheres sentirem cólica menstrual, facilmente aliviada com analgésico. No entanto, no caso da endometriose, as dores são muito intensas e possuem caráter progressivo, ou seja, é necessário ingerir cada vez mais analgésicos para conseguir conviver com as cólicas.

Dor durante as relações sexuais

O grau de desconforto pode variar, chegando a um nível tão intenso que impossibilita completamente a atividade sexual.

Alterações intestinais e urinárias durante a menstruação 

Durante o período menstrual, caso a endometriose tenha atingido o intestino, podem ocorrer constipação intestinal, dor durante a evacuação e sinais de sangue nas fezes. Caso a lesão esteja presente também na bexiga, pode haver sangramento urinário e dor ao urinar.

Infertilidade

Quando a doença se instala nos ovários, existe a possibilidade do aparecimento de um cisto chamado de endometrioma. De acordo com a proporção do cisto, pode haver o comprometimento do sistema reprodutivo da mulher.

Como é feito o diagnóstico

Basicamente, são utilizados dois recursos para o diagnóstico de endometriose:

Formas de tratamento

O tratamento para a endometriose envolve duas opções: medicamentos e/ou cirurgia. A decisão sobre qual é o mais adequado varia de caso para caso e leva em consideração a gravidade da doença. Também há situações em que é necessário integrar os dois procedimentos.

Cirurgia

O procedimento cirúrgico, nesse caso, é a laparoscopia e pode envolver a eliminação dos focos da endometriose ou das complicações, como os cistos. Mas, em situações mais graves, a cirurgia pode incluir a remoção dos órgãos pélvicos afetados pela doença.

Medicação

Atualmente, há vários medicamentos indicados para o tratamento e alívio dos sintomas da endometriose, como analgésicos e anti-inflamatórios. O ginecologista é o profissional indicado para identificar o medicamento apropriado.

Caso a paciente deseje engravidar, é aconselhável procurar uma clínica de reprodução humana, antes de iniciar qualquer um dos tratamentos da endometriose porque, como vimos, existe um risco de infertilidade, mas ainda é possível realizar uma fertilização in vitro (FIV).

Agora que você já sabe detalhadamente o que é endometriose, curta a página da Unifert no Facebook e receba periodicamente em sua timeline assuntos ligados à saúde feminina.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como identificar a infertilidade masculina?
Como identificar a infertilidade masculina?

Como identificar a infertilidade masculina?Avalie essa postagem! Para ocorrer a gravidez é preciso que o óvulos e espermatozoides estejam disponíveis e em boa qualidade. Muitas vezes, nesse processo, o foco fica na mulher, sendo que o homem também tem as funções que precisam ser observadas. […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES