Anovulação e a infertilidade feminina

admin Anovulação e a infertilidade feminina
Anovulação e a infertilidade feminina
5 (100%) 1 votos

A anovulação é um termo utilizado para a falha ou ausência de ovulação no ciclo menstrual da mulher.
Nos ciclos menstruais, os níveis hormonais femininos sofrem aumento e redução dos seus níveis de forma que um óvulo maduro seja liberado pelo ovário, estando então disponível para que seja fertilizado pelo espermatozóide. Caso não ocorra a fecundação, há a menstruação, indicando assim a inexistência da gravidez.

Entretanto, pode acontecer do óvulo não amadurecer e a mulher não ovular, caracterizando assim a anovulação.

Nesse artigo vamos descrever as causas mais comuns da anovulação, como detectá-la e se há possibilidade de tratamento.

CAUSAS:

São diversas as causas da anovulação, e podem ser divididas em:

Podem ser causados pelo funcionamento inadequado da glândula pituitária e alterações químicas no hipotálamo. Além disso, o hipertireoidismo, a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e a hiperprolactinemia podem interferir no sistema ovulatório da mulher.

A perda e o excesso de peso podem causar danos significativos aos ovários e com isso afetar e interferir na ovulação e reserva ovariana. Além disso, disfunções psicológicas podem interferir, porém não é tão comum.

 

SINTOMAS:

O sintoma mais comum é a interrupção da menstruação, a diminuição do fluxo ou períodos menstruais irregulares. Também pode ser observado a falta do muco vaginal (cervical) que indica ou não o período fértil feminino.

Dentre os principais sintomas, podemos destacar:

 

TRATAMENTO:

A anovulação pode causar a infertilidade feminina, sendo notória através da irregularidade e atraso nos ciclos menstruais, dificultando desta forma a gravidez natural.

Se o fluxo menstrual está desordenado há pelo menos três meses, é hora de procurar um médico especialista em reprodução humana assistida para que seja realizado os exames para certificar se há alguma anormalidade.

Caso seja constatado, o médico responsável poderá agilizar as estratégias de tratamento, que podem variar desde a perda ou ganho de peso, até um tratamento de estimulação ovariana através do uso de medicamentos específicos e controles ultrassonográficos a fim de verificar o crescimento e liberação dos seus óvulos (ovulação).

É importante procurar uma clínica de Reprodução Assistida para que todas as causas sejam investigadas e o tratamento mais adequado e seguro seja indicado.  

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como preservar sua fertilidade?
Como preservar sua fertilidade?

Como preservar sua fertilidade?Avalie essa postagem! A fertilidade depende de vários fatores, mas através do congelamento (criopreservação) é possível preservar óvulos, sêmen, embriões e/ou tecido ovariano. Por meio da criopreservação com o uso da técnica de vitrificação é possível manter o material armazenado em nitrogênio […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES