Azoospermia x infertilidade

admin Azoospermia X Infertilidade

A Azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen e é uma das causas da infertilidade masculina. Pode ser diagnosticada através de um espermograma, que verifica a ausência de espermatozoides no líquido ejaculado pelo homem. O exame avalia o volume, concentração de espermatozoides por mililitro, mobilidade e formato. 

É imprescindível que o resultado do espermograma seja analisado por um especialista em reprodução humana, para um diagnóstico confiável e seguro. Entretanto, como parâmetro, a Organização Mundial da Saúde considera 15 milhões/ml a concentração mínima necessária. 

A Azoospermia pode ser dividida em dois tipos, a obstrutiva, que acontece devido ao bloqueio dos canais que ligam os testículos até o canal da uretra. Pode ser causada por distúrbios congênitos, hormonais, traumas, doenças geniturinárias, criptorquidia (quando o testículo não desce até o escroto) ou até mesmo pelo indivíduo ter escolhido a vasectomia para contracepção. 

Também existe a Azoospermia não obstrutiva, caso de maior complexidade, quando há falha de produção de espermatozoides, devido a distúrbios hormonais, genéticos, traumas cirúrgicos ou infecciosos. 

No caso da Azoospermia obstrutiva, é comum o homem produzir espermatozoides normalmente, sendo apenas o bloqueio do sistema de transporte do esperma o problema. Neste caso, o processo de fertilização assistida se torna mais fácil. Pois, pode ser possível encontrar espermatozoides na amostra de sêmen e estes podem ser introduzido com auxílio do tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). 

Algumas opções também envolvem a busca por espermatozoides existentes, que não foram ejaculados por alguma razão. Fazem parte dos métodos de punção testicular, conhecidos como Aspiração de Espermatozoides do Testículo (TESA) e Extração por Biópsia Testicular (TESE), que retira um pequeno fragmento do tecido testicular, para coletar espermatozoides e usar em uma possível inseminação. 

Para finalizar, é fundamental visitar o médico desde a infância para examinar a região genital e identificar futuras complicações. Em caso de dúvidas ou problemas, visite um profissional de confiança.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos
Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos

Ser diagnosticado com câncer, pode ser uma das experiências mais difíceis que passamos na vida. E após receber essa notícia, nossa prioridade deve ser tratar o problema. Entretanto, apesar do medo inicial, também podemos enxergar esperança na eficácia, cada vez maior, dos resultados dos tratamentos […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES