Azoospermia x infertilidade

admin Azoospermia X Infertilidade
Azoospermia x infertilidade
Avalie essa postagem!

A Azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen e é uma das causas da infertilidade masculina. Pode ser diagnosticada através de um espermograma, que verifica a ausência de espermatozoides no líquido ejaculado pelo homem. O exame avalia o volume, concentração de espermatozoides por mililitro, mobilidade e formato. 

É imprescindível que o resultado do espermograma seja analisado por um especialista em reprodução humana, para um diagnóstico confiável e seguro. Entretanto, como parâmetro, a Organização Mundial da Saúde considera 15 milhões/ml a concentração mínima necessária. 

A Azoospermia pode ser dividida em dois tipos, a obstrutiva, que acontece devido ao bloqueio dos canais que ligam os testículos até o canal da uretra. Pode ser causada por distúrbios congênitos, hormonais, traumas, doenças geniturinárias, criptorquidia (quando o testículo não desce até o escroto) ou até mesmo pelo indivíduo ter escolhido a vasectomia para contracepção. 

Também existe a Azoospermia não obstrutiva, caso de maior complexidade, quando há falha de produção de espermatozoides, devido a distúrbios hormonais, genéticos, traumas cirúrgicos ou infecciosos. 

No caso da Azoospermia obstrutiva, é comum o homem produzir espermatozoides normalmente, sendo apenas o bloqueio do sistema de transporte do esperma o problema. Neste caso, o processo de fertilização assistida se torna mais fácil. Pois, pode ser possível encontrar espermatozoides na amostra de sêmen e estes podem ser introduzido com auxílio do tratamento de Fertilização In Vitro (FIV). 

Algumas opções também envolvem a busca por espermatozoides existentes, que não foram ejaculados por alguma razão. Fazem parte dos métodos de punção testicular, conhecidos como Aspiração de Espermatozoides do Testículo (TESA) e Extração por Biópsia Testicular (TESE), que retira um pequeno fragmento do tecido testicular, para coletar espermatozoides e usar em uma possível inseminação. 

Para finalizar, é fundamental visitar o médico desde a infância para examinar a região genital e identificar futuras complicações. Em caso de dúvidas ou problemas, visite um profissional de confiança.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Gravidez, alimentação e atividade física
Gravidez, alimentação e atividade física

Gravidez, alimentação e atividade físicaAvalie essa postagem! Se você está planejando engravidar provavelmente já pensou nas mudanças biológicas que acontecem durante as 40 semanas tão aguardadas. Uma das grandes dúvidas das futuras mamães é a alimentação e a atividade física durante o período. A quantidade […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES