Benefícios da alimentação saudável para a fertilidade

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Benefícios da alimentação saudável para a fertilidade
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A infertilidade é um problema frequente entre os brasileiros que almejam uma gravidez. Quais seriam as possíveis causas para essa dificuldade?

Um fator pouco conhecido, mas que pode influenciar, é a alimentação juntamente com o estilo de vida. Balancear uma dieta saudável rica em antioxidantes junto à prática contínua de exercícios e diminuição do estresse interferem de modo positivo nas taxas de fertilidade.

Nosso corpo nem sempre é capaz de sintetizar todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento, por isso se faz necessária a ingestão de alimentos que são capazes de prover o que não produzimos e alguns casos onde está acentuadamente deficiente, é necessária uma suplementação.

Listamos 10 nutrientes que podem aumentar sua fertilidade:

1 – Vitamina C (ácido ascórbico): antioxidante importante pois ajuda a proteger os ovários dos danos oxidativos e ajuda a melhorar a função espermática. Pode ser encontrada no pimentão vermelho, frutas cítricas (laranja, morango, kiwi, caju, limão), tomate, batata e verduras verdes.

2 – Vitamina E (alfa-tocoferol): antioxidante capaz de melhorar a qualidade morfológica e motilidade espermática, além de melhorar as taxas de fertilização e gestação clínica. Pode ser encontrada em óleos vegetais, folhas verdes, gema do ovo, oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas).

3 – Vitamina B12 (cobalamina e cianocobalamina): pertence ao grupo de alimentos do complexo B, que diminui a chance de abortos espontâneos e ajuda na qualidade do esperma. Pode ser encontrado em carnes, ovo e feijão.

4 – Vitamina B6: pertence ao grupo de alimentos do complexo B, auxilia no controle hormonal, diminui os enjoos nas gestantes, ajuda na formação do feto. Pode ser encontrado em cereais integrais, banana e aveia.

5 – Vitamina D: previne o envelhecimento precoce, que pode ocorrer com os ovários e ocasionar na menopausa prematura (adiantamento da menopausa). Pode ser encontrado no salmão, sardinha, atum e no sol.

6 – Vitamina Folato (ácido fólico): pertence ao grupo de alimentos do complexo B, ajuda na formação do sistema nervoso do feto, diminui a probabilidade de aborto no início da gravidez. Pode ser encontrado em folhas verdes cruas, frutas, massas e pães.

7 – Quercetina: é antioxidante, anti-inflamatória e anti-histamínica, que auxilia no tratamento da endometriose. Pode ser encontrada em frutas (maçã, uva…), cebola, alho, pimentão e alcaparras.

8 – Selênio: mineral antioxidante que ajuda no fortalecimento e na conformidade anatômica dos espermatozóides. Pode ser encontrado em castanhas, pães, gema do ovo e carnes.

9 – Fibras: auxilia no tratamento de ovário policístico e previne a anovulação decorrente de baixa quantidade de ingestão de fibras. Pode ser encontrada em grãos, pães, frutas e aveia.

10 – Zinco: tem papel na ovulação feminina, como regulador do ciclo menstrual e auxilia no tratamento de endometriose. Nos homens, melhora a maturação do espermatozóide e auxilia no produção dos hormônios masculinos. Pode ser encontrado em ostras, nozes, castanhas, carne e feijão.

Lembre-se da importância de procurar um especialista que orientará a melhor dieta e suplementação de vitaminas para suas carências e estilo de vida.

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