Coito programado: saiba mais sobre o assunto!

admin Coito programado: saiba mais sobre o assunto

Ao receberem um diagnóstico de infertilidade, os casais, na maioria das vezes, recorrem aos tratamentos mais conhecidos e disponíveis no mercado. Mas qual é o melhor tratamento para engravidar?

No post de hoje, falaremos sobre a técnica do coito programado, um método simples e de baixo custo para tratamento de infertilidade. Continue a leitura e confira!

O que é a relação sexual programada?

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, a infertilidade chega a afetar 20% dos casais em idade reprodutiva. A OMS define infertilidade como “a incapacidade de um casal para alcançar a concepção ou levar uma concepção a termo após um ano ou mais de relações sexuais regulares, sem proteção contraceptiva”.

A infertilidade é mais comum do que se imagina. Porém, o aspecto positivo é que a maioria dos casos pode ser resolvida com tratamento.

A relação sexual programada, popularmente chamada de coito programado, é uma forma de induzir a fertilidade da mulher por meio do uso de medicamentos específicos. É um dos métodos mais antigos que existem, e o seu sucesso depende da idade, das condições hormonais e da saúde da mulher.

A técnica é bastante recomendada inicialmente para tratar a infertilidade, por ser pouco invasiva e de baixa complexidade. É indicada geralmente para casais jovens sem uma causa identificada ou com poucas alterações da fertilidade.

Como funciona a relação sexual programada?

O tratamento consiste em acompanhar de perto o ciclo menstrual da mulher, monitorando a ovulação com exames de ultrassom seriados e dosagens hormonais. Por meio de medicamentos orais e/ou injetáveis, os folículos ovarianos são estimulados.

O monitoramento ultrassonográfico, durante o período de tratamento, permite acompanhar o crescimento dos folículos e do endométrio. Quando os folículos alcançam o tamanho adequado, é aplicada uma medicação para maturação do óvulo, para que ocorra a ovulação.

Posteriormente, o casal é orientado a manter relações sexuais durante esse período, a fim de aumentar as chances de alcançar a gestação.

Quanto tempo demora o tratamento?

O tratamento dura, em média, 15 dias. Em caso de medicação oral, a ingestão deve acontecer por 5 dias, enquanto o tratamento com injetáveis varia de 8 a 12 dias.

Demora cerca de 1 mês entre o início do tratamento e o resultado, positivo ou negativo. O método pode ser realizado por 6 meses em pacientes até 35 anos e 3 meses em pacientes com 35 anos ou mais, dependendo de como o corpo da mulher reagirá ao estímulo hormonal.

Quando o tratamento é indicado? Quais as contraindicações?

O tratamento é indicado nas seguintes condições:

No entanto, para casos graves de infertilidade, recomenda-se outro tratamento.

Contraindicações:

A taxa de sucesso do tratamento é maior em casais mais jovens.

Por fim, a melhor maneira de conhecer seu estado de saúde e sua fertilidade é buscar informações sobre procedimentos e possibilidades com profissionais especializados.

Agora que você entende melhor sobre o coito programado, já pode entrar em contato conosco para conhecer os nossos tratamentos. Basta acessar nossa página!

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES