Como analisar o resultado do espermograma

Dr. Irineu Iester Degasperi Como analisar o resultado do espermograma
Como analisar o resultado do espermograma
Avalie essa postagem!

O espermograma é um exame de laboratório que tem como principal objetivo analisar a qualidade do sêmen de acordo com os parâmetros estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para realizá-lo, é necessário coletar uma amostra do sêmen por masturbação, o que normalmente é feito em sala apropriada anexa ao laboratório. O resultado do exame é apresentado em até 24h para que o médico faça a avaliação.

Diversos fatores são analisados, como a quantidade de espermatozoides presentes na amostra e também suas condições. O resultado ajuda no diagnóstico de infertilidade masculina.

Quer saber mais sobre o espermograma? Então continue a leitura do nosso texto.

Como o resultado do espermograma pode ajudar?

Quando um casal apresenta dificuldade para engravidar, é necessário realizar diversos testes para analisar os motivos da infertilidade. O espermograma é um exame fundamental para avaliação masculina e deve ser realizado preferencialmente em boas condições de saúde.

O paciente deve estar em abstinência sexual por 2 a 7 dias, e o mais indicado é que a coleta seja feita em sala anexa ao laboratório para que seja respeitado o intervalo máximo de tempo entre a coleta e a análise, além de minimizar a exposição da amostra a flutuações de temperatura. O laboratório informará em laudo diversas características do sêmen e dos espermatozoides presentes ali.

Como é feita a interpretação do espermograma?

O espermograma é um exame capaz de analisar aspectos microscópicos e macroscópicos do sêmen.

Aspectos macroscópicos

pH

O pH é a medida da acidez de uma determinada substância. Quando o valor é menor que 7, estamos falando de acidez; quando é maior que 7, trata-se de uma substância básica. O valor normal do pH do sêmen deve ser igual ou maior que 7,2. Valores do pH seminal estão relacionados às condições das glândulas sexuais acessórias e das vias seminais.

Volume

O volume deve ser igual ou maior que 1,5 ml. No entanto, valores acima de 5 ml também podem representar problema, como algum tipo de infecção, e precisam ser investigados. Já um valor abaixo de 1,5 ml, que caracteriza um quadro de hipospermia, pode indicar uma ejaculação retrógrada, obstrução ou ausência de ducto(s) ejaculatório(s), alteração nas vesículas seminais, deficiência hormonal e, claro, perda de parte da amostra durante a coleta.

Viscosidade

Aqui, avalia-se a maior ou menor viscosidade do sêmen. Disfunções nas glândulas acessórias podem ser a causa da alteração. Uma viscosidade aumentada pode interferir na avaliação de motilidade e concentração espermática.

Cor

A cor do líquido seminal deve ser branca opalescente. Amostras translúcidas podem apresentar baixas concentrações espermáticas e outras colorações encontradas frequentemente, como rósea, amarronzada ou esverdeada, podem indicar presença de células sanguíneas ou infecções.

Liquefação

A avaliação da amostra só deve ser iniciada após a liquefação total da amostra, o que na maioria dos casos é verificada após 15 a 60 minutos da obtenção. Caso passe esse tempo e a amostra continue coagulada, é necessário induzir a liquefação mecânica ou quimicamente.

Aspectos microscópicos

Concentração de espermatozoides

O volume do sêmen pode estar adequado, mas o problema pode estar na taxa de espermatozoides presente nele. O valor ideal é 15 milhões de espermatozoides por ml ou 39 milhões de espermatozoides totais. Quando há menos que isso, temos um quadro de oligozoospermia.

Valores muito baixos, ou seja, menor que 5 milhões por ml, podem significar algum problema hormonal ou genético. Nesse caso, estamos falando em concentração espermática, ou seja, número de espermatozoides por ml. O ideal é igual ou maior que 15 milhões por ml.

Motilidade

A motilidade dos espermatozoides também é um fator essencial. Com essa característica prejudicada, eles enfrentarão uma maior dificuldade em chegar até o óvulo. O valor ideal é maior que 32% de espermatozoides com motilidade progressiva, e qualquer alteração pode significar problemas de fertilidade.

Leucócitos

A presença de leucócitos na amostra de sêmen também pode ser um fator prejudicial. Uma concentração elevada pode significar a presença de um processo infeccioso em curso. Esse é um fator que, dentro do resultado de espermograma, não reflete necessariamente a infertilidade do homem, mas é capaz de indicar problemas secundários que interferem no êxito da fecundação.

Por exemplo, a presença elevada de leucócitos associada a uma avaliação clínica pode fazer com que o especialista chegue a um diagnóstico de varicocele.

Morfologia

O formato do espermatozoide também diz muito sobre a fertilidade masculina. Espermatozoides com morfologia alterada, dependendo do tipo de anomalia, apresentam menor capacidade de fertilização. Alterações morfológicas também estão relacionadas a alterações estruturais cromossômicas.

Vitalidade

Outro aspecto de grande importância é a vitalidade. Sua análise tem como objetivo descobrir a quantidade de espermatozoides vivos no sêmen, principalmente quando temos taxas de motilidade inferiores a 40%, sendo o valor ideal acima de 58%.

Ter um bom resultado de espermograma é essencial para descobrir algumas condições masculinas que podem ser um obstáculo ao sonho da paternidade. Portanto, procure uma clínica confiável e faça os exames necessários o quanto antes.

Quer aprender um pouco mais sobre os problemas de infertilidade que podem atrapalhar a vida de um casal? Então, curta a nossa página do Facebook e fique bem informado!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como preservar sua fertilidade?
Como preservar sua fertilidade?

Como preservar sua fertilidade?Avalie essa postagem! A fertilidade depende de vários fatores, mas através do congelamento (criopreservação) é possível preservar óvulos, sêmen, embriões e/ou tecido ovariano. Por meio da criopreservação com o uso da técnica de vitrificação é possível manter o material armazenado em nitrogênio […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES