Como identificar a infertilidade masculina?

admin Como identificar a infertilidade masculina?
Como identificar a infertilidade masculina?
Avalie essa postagem!

Para ocorrer a gravidez é preciso que o óvulos e espermatozoides estejam disponíveis e em boa qualidade. Muitas vezes, nesse processo, o foco fica na mulher, sendo que o homem também tem as funções que precisam ser observadas. Por isso é necessário buscar ajuda especializada para realizar todos os exames no casal e identificar os motivos e as estratégias para conseguir uma gestação de forma mais efetiva e saudável.

Geralmente, no caso masculino, as adversidades estão ligadas a baixa ou nenhuma produção de espermatozoides, a motilidade ou anormalidades. Outros fatores como a varicocele, genética, hormônios, infecção sexualmente transmissível (IST), também podem influenciar negativamente na fertilidade.

As questões relativas aos espermatozoides, devem ser observadas através do espermograma com morfologia estrita (avaliação seminal), um exame que analisa todas as características como o volume, viscosidade, pH, concentração, morfologia e motilidade. Como complementação, é possível realizar o exame para verificar a estrutura do DNA do espermatozóide, chamado de Teste de Fragmentação do DNA espermático

Já a baixa produção de FSH, LH, testosterona total e livre, TSH, T4 livre, estradiol, prolactina ou ainda distúrbios na tireoide podem ser averiguados através de exames hormonais.

Doenças infecciosas, sorologias e condições genéticas, devem ser avaliados através de exames de sangue e cariótipo. 

A Ultrassonografia de bolsa testicular com Doppler para avaliação testicular e vascular, pode ser feita com análise do saco escrotal para identificar doenças como a varicocele.

Além dos exames laboratoriais, o homem deve ficar atento ao próprio corpo. Observe o tamanho dos testículos, assim como a aparência, se um é maior que o outro, se existe alguma varize ou veia sobressalente, se há alguma massa, formato ou coloração diferente. Verifique se há impotência sexual, ejaculação precoce ou retrógrada.

Também é bom lembrar sobre as infecções sexualmente transmissíveis (antes conhecidas como DST’s) e o uso de camisa é essencial para preservar a fertilidade e evitar a contaminação e proliferação de doenças infecciosas. Ao sinal de qualquer alteração, procure um médico urologista.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como identificar a infertilidade masculina?
Como identificar a infertilidade masculina?

Como identificar a infertilidade masculina?Avalie essa postagem! Para ocorrer a gravidez é preciso que o óvulos e espermatozoides estejam disponíveis e em boa qualidade. Muitas vezes, nesse processo, o foco fica na mulher, sendo que o homem também tem as funções que precisam ser observadas. […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES