Como me preparar para a inseminação artificial?

Dra. Mariana Penha De Nadai Sartori Como me preparar para a inseminacao artificial

Também chamada de inseminação intrauterina (IIU), a inseminação artificial (IA) é um dos procedimentos de reprodução assistida mais comuns e menos complexos oferecidos pela medicina atualmente. Nesse método, o sêmen é colocado dentro da cavidade uterina pelo profissional especializado, portanto a fecundação ocorre de maneira natural. Tudo isso é realizado dentro da clínica de reprodução, depois que a paciente recebe e cumpre todas as diretrizes de como se preparar para o procedimento.

Veja abaixo um pouco mais sobre o assunto e tire as suas dúvidas de como se preparar para a IIU.

Para quem a inseminação é indicada?

Esse método é indicado para casais que apresentam algum problema de infertilidade, como síndrome dos ovários policísticos, e também para os casos de infertilidade sem causa aparente.

Qual a taxa de sucesso da inseminação artificial?

Alguns casais vão até o especialista acreditando que, com a inseminação, eles certamente terão um filho no primeiro momento. A taxa de sucesso desse procedimento é em torno de 10% a 20%, dependendo da idade da mulher.

Como se preparar para a inseminação?

A injeção dos espermatozoides no útero da mulher ocorre no dia da ovulação. O casal passa por preparo prévio com o especialista, que realiza o estímulo ovariano com acompanhamento por ultrassonografias. No dia que a mulher irá ovular, horas antes, o homem deverá coletar uma amostra de sêmen por masturbação. Deverá ser respeitado o período de 2 a 7 dias de abstinência sexual a fim de obter melhor qualidade espermática.

A partir disso, o material coletado é enviado ao laboratório de andrologia para que seja realizado o processamento seminal a fim de selecionar e concentrar os espermatozoides de melhor qualidade. Esse método é denominado preparação seminal.

Caso seja necessário, esse sêmen também pode vir da doação de um banco de sêmen, nos casos de o homem ser infértil ou nos casos de relações homoafetivas.

Para a mulher, há a necessidade de estimular os ovários a produzirem os folículos ovarianos. O hormônio FSH (hormônio folículo-estimulante) é administrado na mulher a partir do segundo dia do ciclo menstrual. As doses são diárias e aplicadas por cerca de 9 a 10 dias.

Os remédios podem ser por via oral ou subcutânea, com injeções. Durante esse período, o médico responsável acompanha o desenvolvimento dos folículos por meio de ultrassom.

Assim que alguns folículos atingirem o tamanho de 18 mm, um segundo hormônio é aplicado, o hCG (gonadotrofina coriônica humana). Essa substância fará o óvulo amadurecer e romper o folículo depois de 36 horas, em média. É nesse momento que os espermatozoides, depois de coletados e processados, são inseminados no corpo feminino.

Um cateter com diâmetro muito pequeno coloca os espermatozoides do homem no colo do útero (procedimento chamado de inseminação ultracervical) ou em uma área próxima às tubas uterinas (procedimento denominado inseminação intrauterina).

Após 14 dias do procedimento, o teste de gravidez é realizado. É importante que durante todo o período de tratamento a mulher esteja fazendo suplementação de ácido fólico, assim como é relevante a escolha da clínica, que dará suporte ao casal antes, durante e depois da inseminação. Caso o procedimento não obtenha sucesso, o profissional pode indicar outros métodos, como a fertilização in vitro (FIV).

Agora que você já sabe como se preparar para uma inseminação, aprenda mais sobre reprodução humana e tire suas dúvidas sobre o assunto!

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Conheça os exames realizados pela Unifert
Conheça os exames realizados pela Unifert

O primeiro passo para quem procura um tratamento de reprodução assistida é a consulta com o especialista. O médico deve estar apto a escutar seus desejos e sonhos e, além de transcrever dados importantes, solicitar alguns exames para determinar o caminho mais adequado. Por isso, […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES