Como saber se posso engravidar? Confira 7 sinais de infertilidade

Dra. Mariana Penha De Nadai Sartori Como saber se posso engravidar? Confira 3 sinais de infertilidade

Como saber se posso engravidar? Confira 7 sinais de infertilidade

Alguns casais que desejam gerar ter filhos podem levar até cerca de um ano para alcançar esse objetivo — por isso, muitos chegam a pensar que há algo errado com sua fertilidade. Esse prazo de um ano é o estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para considerar um casal infértil até 35 anos de idade. Além desse tempo, o corpo, tanto da mulher como do homem, também pode dar sinais de infertilidade.

Se você tem o sonho de ter um filho, pode estar se perguntando: como saber se posso engravidar?

São muitos os homens e mulheres que desejam ter filhos, mas, infelizmente, nem sempre isso é possível. Algumas pessoas apresentam dificuldades para gerar uma nova vida e isso pode ocorrer por diferentes motivos, mas hoje há diversos tratamentos que podem ajudar o casal.

Se você já está há algum tempo tentando ter um filho e ainda não conseguiu, fique atenta aos sinais! Hoje vamos falar dos melhores dias para engravidar, alguns sinais que podem demonstrar a infertilidade e também indicar como procurar um médico. Vamos lá?

Os melhores dias para tentar engravidar

O ciclo menstrual tem fases, e o melhor período para engravidar é durante a ovulação, que acontece em torno da metade do ciclo. Quando a mulher tem o ciclo regular, que normalmente é de 28 dias (mas também pode ser de 32 ou 35, por exemplo, desde que esse padrão se repita mês a mês) é mais fácil identificar o momento certo.

O chamado período fértil, momento que o óvulo maduro é liberado pelo ovário e segue em direção às trompas, acontece por volta de 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Dessa forma, para saber os melhores dias para engravidar, basta contar 14 dias (no ciclo regular de 28 dias) do início da menstruação e considerar 3 dias antes e 3 dias depois aproximadamente.

Quando a mulher não tem o ciclo regular, é mais difícil identificar esse período, pois não se sabe ao certo quando é a metade do período e ela pode não ovular, condição denominada anovulação. Nesses casos, é importante prestar atenção aos sinais do corpo, que indica que a mulher está no período fértil. São eles:

Como saber se posso engravidar: sinais de infertilidade

Depois de tentar engravidar por um ano sem sucesso, você pode ficar na dúvida se realmente pode engravidar. A verdade é que existem alguns sinais de infertilidade aos quais é preciso ficar atento e procurar um médico. Saiba quais são eles.

1. Menstruação irregular

Algumas mulheres têm dificuldade para identificar em qual período do mês a menstruação chegará. Além disso, pode ser que ela não ocorra em alguns meses. Essa situação pode acontecer por desequilíbrio hormonal, Síndrome dos Ovários Policísticos, entre outras causas, e deve ser investigada.

Por essa razão, a menstruação irregular é um indício de infertilidade.

2. Varicocele

Essa é uma das causas mais comuns de infertilidade masculina. Na varicocele, os vasos sanguíneos localizados nos testículos dilatam. Essa alteração pode dificultar o retorno do sangue, o que tende a afetar a qualidade do sêmen e, assim, causar a infertilidade.

Em alguns casos, a melhor opção é procurar um especialista e passar por um procedimento cirúrgico, chamado correção de varicocele. Trata-se de uma intervenção bem simples com elevada taxa de sucesso: de 60% a 80%, embora os resultados demorem algum tempo para aparecer, geralmente cerca de seis meses.

3. Dor durante a relação sexual

Também conhecida como dispareunia, ela pode atingir tanto o homem quanto a mulher, embora seja mais comum no sexo feminino. As causas podem ser as mais variadas, como inflamação na vagina, miomas, pouca lubrificação, entre outras.

Algumas mulheres passam toda a vida sentindo dor durante o sexo e achando isso normal. Fica o alerta: a dor nunca é algo normal. Ao contrário, é um sinal de que há algum problema e que é preciso procurar um especialista o quanto antes.

4. Condição ginecológica

Algumas doenças, como a endometriose e os miomas ovarianos, podem afetar a fertilidade da mulher. A endometriose, que é o crescimento do tecido endometrial em outras partes do corpo feminino, e os miomas — tumores benignos que podem se desenvolver durante a idade fértil da mulher (da menarca até o período da menopausa) — alteram o ciclo menstrual e podem interferir na ovulação e também dificultar a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

5. Doenças crônicas

Doenças crônicas, como hipertensão, colesterol alto, diabetes, entre outras, são fatores de risco para a fertilidade, tanto do homem quanto da mulher. Isso ocorre porque tais doenças afetam de maneira significativa o metabolismo corporal e, na maioria das vezes, estão ligadas ao excesso de peso, sedentarismo e má alimentação.

6. Idade avançada

A idade avançada afeta a fertilidade não só da mulher, como também do homem. Nas mulheres, após os 35 anos, há uma queda na produção de hormônios ligados à gravidez, além de os óvulos serem reduzidos, pois o corpo feminino já nasce com uma quantidade determinada dessas células. Com um número menor e o envelhecimentos dos óvulos, a fecundação se torna mais difícil.

Já nos homens, mesmo que a produção de espermatozoides nunca se interrompa em razão da idade, há uma queda no número e na qualidade dos gametas, principalmente acima dos 50 anos.

7. Peso diferente do ideal

O peso também influencia a fertilidade, pois tanto o excesso de peso quanto o extremo baixo peso influenciam na produção hormonal. O excesso de peso — fruto de hábitos irregulares de vida e condições genéticas — está ligado a doenças crônicas que afetam o funcionamento do corpo.

Por outro lado, a falta de gordura também é prejudicial, pois o organismo necessita de um percentual mínimo para garantir a produção de alguns hormônios. Essas condições afetam o ciclo menstrual e também a fertilidade.

O momento de procurar um médico

Se o casal já está tentando engravidar há um ano com a idade da mulher até 35 anos ou há 6 meses com idade feminina acima de 35 anos, ainda não teve êxito e apresenta algum desses sinais de infertilidade, está na hora de procurar ajuda médica para descobrir o que pode estar causando essa dificuldade.

Se o diagnóstico constatar que há realmente um problema que impede a gravidez de forma natural, há outras opções. Busque por clínicas de reprodução humana e conheça as alternativas para ter finalmente seu sonho realizado.

Como saber se posso engravidar? Com o artigo de hoje, trouxemos algumas informações sobre os melhores dias para as tentativas de concepção e possíveis sinais de infertilidade. Em caso de dúvidas, procure orientação especializada.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia também nosso conteúdo sobre os exames indicados para investigar a fertilidade feminina!

3.8 28 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Taiany Marcele
20/04/2021 10:18

Minha Mestruacao e irregular sera que fico fértil?

Admin
30/04/2021 08:52
Reply to  Taiany Marcele

Taiany, a menstruação irregular não é sinônimo de infertilidade, mas em alguns casos pode sim atrapalhar, como é o caso da anovulação. O ideal é buscar ajuda especializada para fazer uma investigação sobre como está sua fertilidade.

Conheça os exames realizados pela Unifert
Conheça os exames realizados pela Unifert

O primeiro passo para quem procura um tratamento de reprodução assistida é a consulta com o especialista. O médico deve estar apto a escutar seus desejos e sonhos e, além de transcrever dados importantes, solicitar alguns exames para determinar o caminho mais adequado. Por isso, […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES