Conheça 4 doenças que causam infertilidade masculina e feminina

Dr. Fernando Ferreira Chagas
Conheça 4 doenças que causam infertilidade masculina e feminina
4.7 (93.33%) 3 votoss

Alguns casais passam longos períodos tentando engravidar sem sucesso e a causa para isso pode ser algumas das doenças que causam infertilidade. Esses problemas podem ser mais comuns do que pensamos, mas a maioria deles possui tratamento.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, no artigo de hoje vamos falar de 4 doenças que causam infertilidade, tanto masculina quanto feminina, abordando o que são, quais os sintomas e qual o melhor tratamento. Continue a leitura!

1. Endometriose

A endometriose é uma doença feminina que, só no Brasil, afeta pelo menos 7 milhões de mulheres e se caracteriza por uma condição em que o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo feminino, geralmente na região pélvica, como bexiga, intestinos e ovários.

Esse problema pode levar à infertilidade, na maioria das vezes porque afeta e obstrui as tubas uterinas, dificultando o transporte do óvulo e a passagem dos espermatozoides para que ocorra a fecundação.

Os principais sintomas da endometriose são dores intensas no período menstrual, sobretudo no abdômen, dores durante a relação sexual, fadiga, dores ao urinar ou evacuar e infertilidade.

Existem algumas possibilidades de tratamento, dependendo da extensão e profundidade do problema. Podem ser utilizados anticoncepcionais ou outros medicamentos. Dependendo do quadro, pode ser indicada uma cirurgia para remoção do tecido endometriótico. Assim, é possível controlar as dores, diminuir o risco de infertilidade e prevenir o retorno da doença.

2. Infecções nas tubas uterinas

A infecção nas tubas uterinas ou salpingite pode surgir a partir de infecções vaginais causadas por bactérias que se deslocam até a região. O risco pode ser aumentado se a mulher utiliza o DIU.

Os principais sintomas dessa doença são corrimento, dor na região pélvica, desconforto durante a relação sexual, sangramentos fora do período menstrual, febre e vontade de urinar com mais frequência.

O tratamento para essa infecção deve ser feito com antibióticos, e nos casos mais graves com cirurgia.

3. Varicocele

A varicocele é uma doença masculina que causa a dilatação das veias da região escrotal e é bastante semelhante ao processo que formam as varizes em outras partes do corpo.

Esse problema é causado quando as válvulas dessas veias não funcionam da maneira correta e prejudicam a circulação sanguínea. Esse impedimento faz com que haja um inchaço e alargamento das veias. Com isso, há uma elevação da temperatura e da toxicidade no local, o que pode levar o homem à infertilidade.

A varicocele, geralmente, é assintomática. Em alguns casos, ocorre dor, que pode variar de acordo com o grau de afetação ou com exercícios físicos intensos. Normalmente o incômodo reduz se o homem deitar de costas. Dependendo da forma e estágio da doença, as veias podem ficar visíveis a olho nu. O médico, no exame físico, pode identificar o problema.

A varicocele é uma das principais causas da infertilidade masculina. O tratamento é indicado apenas quando há presença de dor intensa, atrofia testicular ou infertilidade e consiste em uma cirurgia para a reparação das veias afetadas.

4. Uretrite

A uretrite é uma inflamação do canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo chamado uretra. Nos homens, esse é o mesmo canal por onde passam os espermatozoides no momento da ejaculação. Essa doença pode afetar a fertilidade masculina e pode ter as seguintes causas:

Os principais sintomas são a presença de sangue na urina e no sêmen, ardência ao urinar, secreção no pênis e, em alguns casos, febre. Já o tratamento vai depender do tipo de causa do problema, podendo variar entre a prescrição de medicamentos e cirurgia.

Existem ainda outras doenças que causam infertilidade, tanto masculina quanto feminina. Caso desconfie que você ou o seu parceiro estejam passando por algum problema semelhante, procure orientação médica.

Esse é um assunto que desperta muita curiosidade e mal-entendidos. Então, se você quer entender mais sobre a infertilidade, não deixe de ler o nosso conteúdo sobre 6 mitos e verdades sobre a infertilidade.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como preservar sua fertilidade?
Como preservar sua fertilidade?

Como preservar sua fertilidade?Avalie essa postagem! A fertilidade depende de vários fatores, mas através do congelamento (criopreservação) é possível preservar óvulos, sêmen, embriões e/ou tecido ovariano. Por meio da criopreservação com o uso da técnica de vitrificação é possível manter o material armazenado em nitrogênio […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES