Conheça 4 sinais comuns de infertilidade nas mulheres

Dr. Irineu Iester Degasperi Conheça 4 sinais comuns de infertilidade nas mulheres
Conheça 4 sinais comuns de infertilidade nas mulheres
Avalie essa postagem!

Ser mãe está entre os planos de grande parte das mulheres. Para quem planeja engravidar e vivenciar intensamente cada uma das fases da gestação, existe um problema que intimida: a infertilidade.

Um estudo demográfico da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a infertilidade afeta, em todo o mundo, até 15% dos casais em idade reprodutiva. Como alerta, o organismo feminino costuma emitir alguns sinais desse problema.

Ficou interessada em saber quais são os sinais de infertilidade? Continue acompanhando este post e alguns sinais de que algo pode estar errado.

1. Menstruação irregular

De forma geral, o ciclo menstrual dura em torno de 28 dias, podendo variar um pouco para mais ou para menos. Ou seja, um período com as características abaixo pode indicar que a mulher não está ovulando:

 

2. Vivenciar casos ginecológicos complicados

Existem algumas complicações que estão ligadas à infertilidade, entre elas uma doença chamada endometriose. Conforme informações do Ministério da Saúde, uma em cada dez mulheres brasileiras tem essa patologia. Quando a endometriose se instala nos ovários, pode levar ao surgimento de um cisto, que é chamado de endometrioma. A doença pode comprometer as chances de reprodução da mulher, dependendo da extensão da doença.

Felizmente, quando o diagnóstico e o tratamento são feitos precocemente, maximizam-se as chances de prevenir a infertilidade.

3. Ter mais de 35 anos de idade

Diferentemente do organismo masculino, o feminino não gera novas células reprodutivas ao longo da vida. Ou seja, com o passar dos anos, a quantidade de óvulos da mulher diminui e, além disso, a produção hormonal desacelera, o que impacta diretamente na fertilização.

De forma prática, à medida que elas envelhecem, começam a ter ciclos ocasionais em que nenhum óvulo é liberado. Embora seja um processo natural do organismo, mulheres com mais de 35 anos podem ter maior dificuldade para engravidar.

4. Não usar contraceptivos e, mesmo assim, não engravidar

Manter uma vida sexual ativa eleva as possibilidades de fecundação, especialmente se ocorre cerca de 14 dias após o início da menstruação, pois é o período em que normalmente ocorre a ovulação, chamado de período fértil. A partir do momento que o casal tem relações sexuais frequentes e não utiliza qualquer tipo de método contraceptivo (anticoncepcional, preservativo, DIU, diafragma), mas, mesmo assim, dentro do período de um ano não consegue engravidar, isso pode caracterizar um caso de infertilidade, por fator feminino e/ou masculino.

Algum desses quatro sinais é familiar para você? Se a resposta for positiva, é importante procurar um profissional de saúde o mais breve possível para relatar o que você tem percebido e, se for necessário, começar um tratamento.

É importante lembrar que, mesmo conhecendo um pouco mais dos sinais de infertilidade nas mulheres, nenhum diagnóstico clínico pode ser dado sem a correta avaliação e acompanhamento de profissional especialista em problemas de fertilidade.

Se você possui alguma outra dúvida ou queira falar sobre suas experiências, aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco. O seu questionamento pode servir de inspiração para a produção de um novo artigo.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como identificar a infertilidade masculina?
Como identificar a infertilidade masculina?

Como identificar a infertilidade masculina?Avalie essa postagem! Para ocorrer a gravidez é preciso que o óvulos e espermatozoides estejam disponíveis e em boa qualidade. Muitas vezes, nesse processo, o foco fica na mulher, sendo que o homem também tem as funções que precisam ser observadas. […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES