Conheça 6 mitos e verdades sobre a infertilidade

Dr. Irineu Iester Degasperi Conheca 6 mitos e verdades sobre a infertilidade
Conheça 6 mitos e verdades sobre a infertilidade
Avalie essa postagem!

Muitas dúvidas acompanham quem deseja ter um filho. O medo de não conseguir engravidar acaba gerando dúvidas e muitas informações desencontradas. Assim, vários mitos sobre infertilidade são difundidos na sociedade, só contribuindo para aumentar a ansiedade dos casais.

Mas quais desses mitos são verdadeiros? Isso que buscaremos esclarecer no post de hoje. Continue a leitura e descubra a verdade por trás dessas 6 afirmações comuns. Confira!

1. DSTs podem causar infertilidade

Verdade. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são responsáveis por cerca de 15% dos casos de infertilidade feminina e 10% dos casos de infertilidade masculina. Doenças como clamídia, gonorreia e sífilis causam inflamações nos órgãos reprodutores, prejudicando o seu funcionamento. Quanto mais cedo forem tratadas, menores as chances de danos graves.

2. Anticoncepcional causa infertilidade

Mito. A pílula não deixa a mulher infértil, mesmo que seja utilizada por um longo período. Quando a mulher para de tomar o medicamento, pode engravidar sem nenhuma dificuldade depois de alguns meses, tempo necessário para o organismo se ajustar.

No entanto, o anticoncepcional pode ajudar a esconder alguns problemas que causam infertilidade, como a endometriose. Isso ocorre porque o medicamento pode ajudar a amenizar os sintomas da doença. De qualquer forma, a pílula também ajuda a evitar esse e outros problemas.

3. A idade pode influenciar na fertilidade

Verdade. As mulheres vão perdendo os óvulos com o tempo. Elas nascem com um número determinado de óvulos, de 1 a 2 milhões, mas até a primeira menstruação esse número já cai expressivamente para cerca de 300 a 500 mil. Da primeira menstruação até a menopausa essa quantidade cai bastante, até que se deixe de ovular completamente. Ou seja, com o passar dos anos, pode ficar mais difícil para uma mulher engravidar.

4. Há mais casos de infertilidade feminina do que masculina

Mito. Essa é uma ideia antiga. Homens e mulheres têm as mesmas chances de apresentarem infertilidade por algum motivo. A taxa de infertilidade fica em torno de 30% para cada um dos gêneros. Outros 30% são de casos em que os dois são responsáveis pela dificuldade de engravidar e os 10% restantes são correspondes à infertilidade sem causa aparente (ISCA).

5. Álcool e drogas provocam infertilidade

Verdade. Além de ser prejudicial à saúde, o consumo de álcool, cigarro e drogas, como a maconha e a cocaína pode tornar homens e mulheres inférteis. Essas substâncias prejudicam o funcionamento da hipófise, que estimula a produção de espermatozoide e a liberação dos óvulos.

6. Homem infértil tem menos libido

Mito. O fato do homem ser infértil não tem relação com o apetite sexual. A diferença é que, se um homem tem disfunção erétil, ele tem dificuldade para ejacular, o que, por si, já prejudica a ocorrência de gravidez. Nesse caso, um médico pode sugerir tanto uma solução para o problema quanto alternativas para a fertilização.

Enfim, os mitos sobre infertilidade não devem atrapalhar o sonho dos casais de ter filhos. Existem diversos tratamentos de acordo com cada caso. Quando há dificuldade para engravidar, é importante procurar um médico especialista em reprodução para investigar quais são as causas e determinar qual o melhor tratamento.

Gostou do post? Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a infertilidade? Então compartilhe o post nas redes sociais, pois o assunto pode interessar a outras pessoas!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como preservar sua fertilidade?
Como preservar sua fertilidade?

Como preservar sua fertilidade?Avalie essa postagem! A fertilidade depende de vários fatores, mas através do congelamento (criopreservação) é possível preservar óvulos, sêmen, embriões e/ou tecido ovariano. Por meio da criopreservação com o uso da técnica de vitrificação é possível manter o material armazenado em nitrogênio […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES