Dia mundial da atividade física

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Você sabia que o dia 6 de abril é mundialmente dedicado à atividade física? A data nasceu a partir da repercussão mundial do Agita São Paulo, uma iniciativa que reúne, desde 1997, ONGs, governos e entidades privadas ao redor do globo em torno da promoção dos benefícios da prática de atividades físicas. Em 2002, por reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o programa inspirou o surgimento do Agita Mundo, e a data comutou-se desde então num marco planetário na luta contra o sedentarismo. 

A prática regular de atividade física contribui para a prevenção e tratamento de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, AVC, diabetes, câncer de mama, câncer de cólon e outras mais. Sem contar os benefícios para a saúde mental, o papel no desenvolvimento cognitivo de adolescentes e a melhoria da qualidade de vida em geral.

Contudo, o mundo se mexe pouco. A OMS estima que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividades físicas com a regularidade mínima suficiente. E o bolso também adoece: tal inércia pode corresponder, em perspectiva mundial, a um gasto de 54 bilhões de dólares em assistência médica direta, e 14 bilhões em perda de produtividade, segundo a entidade.

Um estudo recente protagonizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Universidade de Harvard e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), afirma ainda que 51 mil mortes por ano poderiam ser evitadas se a população realizasse algum tipo de atividade física. 

Na intenção de incentivar as pessoas a serem mais ativas, a OMS lançou, em 2018, o Plano de Ação Global Para a Atividade Física, cuja meta é reduzir em 15 % o índice de inatividade da população até 2030. O documento oferece um roteiro multissetorial para todos os países, com ações efetivas para incrementar a atividade física em 4 eixos: sociedades, ambientes, pessoas e sistemas ativos, além de propor 20 ações políticas de cunho universal e inclusivo.

Não se pode ignorar, certamente, que o momento é de restrições. Não restam dúvidas de que devemos ficar em casa por conta da Covid-19. Pensando nisso, a OMS também publicou, em novembro de 2020, novas diretrizes que incentivam o movimento com criatividade e segurança no advento da pandemia. A recomendação é da ordem de 150 a 300 minutos semanais de atividade aeróbica moderada para adultos, incluindo pessoas que vivem com condições crônicas ou deficiências, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. As gestantes também são motivadas a manterem atividade física regular durante a gravidez e após o parto. Os idosos, com 65 anos ou mais, devem conduzir atividades que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde. 

Não custa anotar, enfim, que o termo “atividade física” não deve ser confundido com “exercício”. O segundo é uma subcategoria do primeiro, quando é planejado, estruturado e repetido na intenção de incrementar o condicionamento físico. A atividade física moderada, por sua vez, pode comparecer em todos os contextos e idades. É importante levarmos em conta que o prazer pode e deve caminhar ao lado do bem-estar. Jogar bola, passear com o cachorro, nadar, brincar, dançar, limpar a casa… Qualquer movimento, desde que aumente o gasto de energia, conta e muito. 

Que esse 6 de abril seja, assim, a partir de tudo que ele significa, um convite para que colhamos a saúde de amanhã com a irrigação diária do suor de hoje.

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