Dia nacional do combate ao fumo

admin

Criado em 1986, o Dia Nacional do Combate ao fumo é comemorado no dia 29 de agosto. A data foi instituída com a proposta de mobilizar a população e conscientizar todos sobre os riscos de fumar. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o tabagismo é o maior causador de mortes evitáveis no mundo, tornando-se assim, um problema de saúde pública.

O hábito de fumar pode desencadear mais de 50 problemas de saúde diferentes, entre doenças cardíacas, vasculares e pulmonares. Não existe uma dose segura para consumo, sendo possível encontrar até 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro. O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental. 

Além disso, para você que está tentando engravidar, o cigarro pode reduzir bastante as suas chances. Como sabemos, as mulheres nascem com uma quantidade determinada de óvulos, que vão perdendo ao longo da vida, sem nunca repor ou substituir. Alguns produtos, como nicotina, cianeto e monóxido de carbono, presentes na fumaça do cigarro, são capazes de acelerar a taxa de perda de óvulos. No caso dos homens, o tabagismo pode provocar diminuição na quantidade e qualidade dos espermatozoides, além de diminuir a capacidade de movimentação e de fertilizar os óvulos. 

Fumar também pode modificar o material genético dos óvulos e espermatozoides, além de provocar abortos espontâneos e partos prematuros. E mesmo que você não fume, mas o seu parceiro sim, saiba que os riscos para o fumante passivo são os mesmos do fumante ativo. 

Parar de fumar pode ser difícil, mas também pode melhorar e muito sua qualidade de vida. Considere procurar o auxílio de um médico e de um grupo de apoio. Conte conosco!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Intervalo entre FIV’s
Intervalo entre FIV’s

A Fertilização em Vitro – FIV é um método de reprodução assistida, que na maioria dos casos, apresenta altas taxas de sucesso. Porém, pode ser que uma FIV não apresente o resultado desejado na primeira tentativa. Mas você já sabe quando é possível tentar novamente? […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES