Dificuldade para engravidar: qual médico devo procurar?

Dr. Carlyson Pimentel Moschen Dificuldade para engravidar- qual médico devo procurar?
Dificuldade para engravidar: qual médico devo procurar?
Avalie essa postagem!

Um dos maiores desejos de um casal é ter filhos. Muitos se organizam e se programam para a chegada do mais novo membro da família, mas, às vezes, isso pode demorar mais que o esperado para acontecer. A dificuldade para engravidar alcança muitas pessoas e é bem mais comum do que se imagina.

Quando isso ocorre, a maioria das mulheres procuram por especialistas, como o obstetra ou o ginecologista, mas você sabe qual deles deve procurar? Com qual deve agendar primeiro a consulta? Esses são, de fato, os médicos que podem ajudar a resolver esse problema?

Vamos agora responder essas perguntas e outras que envolvem as dificuldades para engravidar, e mostrar como você deve agir nesse momento.

As diferenças entre a obstetrícia e a ginecologia

Muitas pessoas acham que esses dois termos são sinônimos e indicam a mesma especialidade, mas não é bem assim. Portanto, vamos esclarecer as diferenças entre elas, e, assim, você poderá ficar melhor informada sobre o assunto.

Obstetra

A obstetrícia trata da reprodução feminina em si, ou seja, analisa e investiga toda a gestação. Além disso, o obstetra, o especialista dessa área, é aquele que faz todo o acompanhamento da mulher antes, durante e depois do parto, que pode ser normal ou cesárea.

O obstetra também analisa, por meio de exames, todos os aspectos fisiológicos e patológicos da gestação. Assim, esse profissional é o responsável por fazer todo o pré-natal da mulher.

Para se tornar um médico obstetra, o profissional precisa cursar a faculdade de medicina e fazer uma residência ou especialização na área de Ginecologia e Obstetrícia.

Ginecologista

Esse profissional tem como principal função realizar a prevenção e o tratamento das patologias do sistema reprodutor feminino e da saúde da mulher como um todo.

Esse é um dos médicos de maior confiança da mulher, já que lida com assuntos muito íntimos do público feminino. Além disso, é bastante comum ver ginecologistas que também são obstetras, pois a maioria das residências médicas promovem as duas especialidades.

No caso da mulher apresentar dificuldade para engravidar, a primeira coisa que ela deve fazer é marcar uma consulta com o seu ginecologista. Este, por sua vez, fará uma série de exames para descobrir se há, de fato, algum problema a ser investigado e tratado.

Se algo incomum que prejudique a fertilidade for encontrado, esse especialista fará o encaminhamento para um profissional de reprodução humana. A partir daí outro especialista, como o médico geneticista, pode ser indicado.

Especialista em Reprodução Humana

É o médico ginecologista/obstetra que se especializou na área de infertilidade/subfertilidade para ajudar casais a terem filho(s). Ele deve ser procurado nas seguintes situações:

Quais outros profissionais podem ser envolvidos?

Se nenhuma causa biológica for encontrada no homem ou na mulher para justificar o problema da fertilidade, é possível considerar problemas de fundo emocional. A ansiedade pode ser um fator que esteja prejudicando consideravelmente o casal nessa questão.

Assim, o ginecologista pode encaminhar a mulher para sessões de terapia com um psicólogo ou psicanalista e, também, para um psiquiatra.

De qualquer forma, não deixe de ir ao ginecologista com regularidade, ou seja, pelo menos 1 vez ao ano se tudo estiver bem. Em situações de dificuldade para engravidar, busque por esse profissional imediatamente para descobrir logo a origem do problema. Quanto antes tudo for resolvido, melhor para você!

Você está com dificuldade para engravidar? Então, saiba um pouco sobre como acontece a fertilização in vitro!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como identificar a infertilidade masculina?
Como identificar a infertilidade masculina?

Como identificar a infertilidade masculina?Avalie essa postagem! Para ocorrer a gravidez é preciso que o óvulos e espermatozoides estejam disponíveis e em boa qualidade. Muitas vezes, nesse processo, o foco fica na mulher, sendo que o homem também tem as funções que precisam ser observadas. […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES