Drogas e a infertilidade

admin Drogas e a infertilidade
Drogas e a infertilidade
5 (100%) 4 votoss

O uso contínuo de entorpecentes pode causar problemas de infertilidade em homens e mulheres. Interferências negativas na produção e qualidade do sêmen e baixas no libido são exemplos de males causados pelo uso desses produtos. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que 5% da população mundial utiliza algum tipo de droga ilícita, entre os 15 e 64 anos. O uso dessas substâncias é uma doença e deve ser tratado como um assunto de saúde pública.

Drogas comuns, principalmente entre os jovens, como o álcool, cigarro, anabolizantes e a maconha, também podem causar dificuldade de engravidar a longo prazo.

O álcool afeta o libido, altera a qualidade e quantidade de esperma, torna a menstruação irregular (anovulação) e pode causar impotência.

Os anabolizantes influenciam diretamente na concentração, motilidade e morfologia espermática, atrofiam os órgãos reprodutores, tornam a menstruação irregular e podem causar infertilidade, e o dano potencial pode ser definitivo.

A maconha afeta os sistemas reprodutores, reduz a concentração e motilidade dos espermatozóides além de afetar a integridade do DNA espermático, interferem na quantidade e qualidade dos óvulos, além de reduzir o libido.

Dentre alguns prejuízos no consumo de drogas ilícitas e lícitas para quem sonha com a gravidez, podemos destacar que:

É importante manter-se consciente que o uso de drogas pode causar consequências permanentes, caso tenha problema com essas substâncias ou conheça alguém que precise de ajuda, visite um médico de confiança e/ou procure ajuda especializada.

Mantenha uma vida saudável e preserve sua fertilidade!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como preservar sua fertilidade?
Como preservar sua fertilidade?

Como preservar sua fertilidade?Avalie essa postagem! A fertilidade depende de vários fatores, mas através do congelamento (criopreservação) é possível preservar óvulos, sêmen, embriões e/ou tecido ovariano. Por meio da criopreservação com o uso da técnica de vitrificação é possível manter o material armazenado em nitrogênio […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES