Um dos métodos de reprodução assistida, mais procurado por casais que desejam ter filhos, mas que ainda não conseguiram naturalmente, é a Fertilização in vitro. Afinal, devido às grandes evoluções da medicina reprodutiva nas últimas décadas, esse é um procedimento que apresenta boas chances de sucesso.
Entretanto, a FIV funciona como qualquer outro tratamento e por isso, nem sempre alcança os efeitos desejados na primeira tentativa. Por ser um procedimento que envolve muito investimento emocional e financeiro dos participantes, é preciso estar preparado para um possível não.
A primeira medida é contar sempre com uma rede de apoio e com apoio psicológico profissional. O excesso de expectativa diante de um resultado positivo pode causar frustrações e reações inesperadas. Conversar com amigos, familiares e principalmente com um profissional, pode te ajudar a refletir sobre os acontecimentos.
Também é preciso tomar o tempo necessário para se recuperar. Os efeitos das grandes cargas hormonais utilizadas durante o tratamento, podem causar sintomas desconfortáveis. Cada organismo tem um tempo, aprenda a ouvir o seu.
Continue cuidando dos outros aspectos da sua vida. Não descuide do prazer, de sair para encontrar os amigos, fazer atividades físicas e viver uma vida plena. Seus sonhos podem ter sido adiados, mas para retomá-los mais tarde será necessário cuidar bem do corpo e da mente.
Além disso, continue com o acompanhamento médico adequado. É possível recomeçar, mas apenas com o auxílio de profissionais comprometidos poderemos encontrar a maneira certa de seguir.
No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Mas além dessa data já conhecida, também comemoramos o Mês da Conscientização da Endometriose. A endometriose é uma doença que afeta muitas mulheres pelo mundo, podendo causar desconforto e até infertilidade. Porém, infelizmente, conseguir […]
Continue lendo...
Deixe um comentário