Entenda a importância de calcular seu período fértil

admin

Uma das formas de aumentar as chances de engravidar é calculando o período fértil, mas você sabe como fazer isso? Essa é uma estratégia que deve ser utilizada pelos casais que desejam ter filhos, aumentando assim as chances de uma gestação.

Veja algumas dicas de como calcular o período fértil.

Como ocorre o ciclo menstrual?

Antes de calcular o período fértil, você precisa saber como funciona o ciclo menstrual. Ele é um processo fisiológico que, biologicamente, acontece em todas as mulheres — mesmo que em alguns casos de maneira irregular.

O ciclo começa no dia inicial da menstruação e termina um dia antes da próxima começar e ele tem duração média de 28 dias. Esse número é de um ciclo regular, mas às vezes o ciclo pode ser irregular e variar de 21 a 35 dias.

Todo esse ciclo é controlado pela presença de determinados hormônios: progesterona, estrogênio, folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH). A função primordial deles é fazer com que a ovulação ocorra e que o útero esteja preparado para receber o embrião e desenvolvê-lo.

Quando é o período fértil?

O período fértil é identificado pelo momento no qual o óvulo é liberado pelo folículo e penetra em uma das tubas e, assim, pode ser fecundado pelo espermatozoide. Ao contrário dos homens, as mulheres possuem uma quantidade limitada de óvulos e essa quantidade não aumenta porque a mulher não produz mais gametas ao longo da vida. No início da puberdade, a mulher tem cerca de 300 a 500 mil óvulos e esse número diminui até chegar próximo a zero a menopausa.

O período fértil deve ser contato a partir do 14º dia antes da próxima menstruação. Após o amadurecimento do óvulo, o LH é liberado na corrente sanguínea, fazendo com que o óvulo seja liberado e possa, enfim, ser fecundado. Caso isso não ocorra, o endométrio se desfaz e ocorre a menstruação.

Para aumentar as chances de fecundação, é recomendado que a relação sexual ocorra de 24 a 48 horas antes e logo após a ovulação. O motivo disso é que o espermatozoide tem uma vida mais longa que o óvulo. Assim, ele terá mais tempo de encontrar o óvulo, que vive apenas de 12 a 24 horas.

Para quem deseja engravidar, a situação ideal é aquela em que, ao chegar às tubas, o óvulo encontre espermatozoides.

Quais os sintomas do período fértil?

Caso você queira confirmar o período fértil ou mesmo tenha perdido a conta dos dias, há alguns sinais e sintomas que são típicos desse momento:

Esses são alguns sinais que demonstram a preparação do corpo feminino para uma gestação e também para facilitar a fecundação. Por exemplo, a presença de muco facilita a locomoção do espermatozoide dentro do canal vaginal.

Você aprendeu a calcular o período fértil? Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo!

2.3 3 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES