Entenda o que é aborto de repetição

Dr. Carlyson Pimentel Moschen Entenda o que é aborto de repetição
Entenda o que é aborto de repetição
5 (100%) 1 votos

A taxa de abortamento entre mulheres grávidas é em torno de 15%, sendo mais alta em mulheres com mais de 35 anos. Complicações genéticas costumam ser a causa principal e podem levar a abortos seguidos, conhecidos como aborto de repetição. Essa condição é caracterizada pela ocorrência de três ou mais perdas gestacionais.

No entanto, com o tratamento adequado, é possível ter uma gestação sadia. Leia este artigo e conheça um pouco mais sobre as causas e os tratamentos para essa condição.

Quais são as possíveis causas do aborto de repetição e os tratamentos?

Conceitualmente, é considerado aborto espontâneo a interrupção da gravidez até o quinto mês, com o feto pesando menos de 500 gramas. As causas do aborto espontâneo são diversas. Na maioria dos casos, a identificação da causa se dá ao reconhecer se o aborto foi precoce ou tardio. Embora existam situações que não é possível reconhecer causa específica.

Causas genéticas

As principais causas do aborto espontâneo são complicações genéticas, que correspondem a 50% dos casos. Humanos possuem 46 cromossomos, sendo 23 advindos do pai e 23 da mãe. Na fecundação, podem ocorrer modificações na estrutura ou no número de cromossomos, que podem levar ao aborto, além de malformações fetais e deficiência intelectual.

As alterações cromossômicas podem ocorrer ao acaso e levar aos abortos espontâneos ocasionais. Quando o aborto de repetição ocorre, geralmente, as alterações são herdadas dos pais. Nesses casos, é necessário realizar exames como o cariótipo, no qual se verifica a estrutura e número de cromossomos do casal. Se for identificado algo anormal, o casal deve fazer acompanhamento genético com um médico especialista visando a uma gravidez saudável.

Em casos de alterações cromossômicas é indicado aconselhamento genético acompanhado de tratamento para fertilidade. Alguns exemplos de tratamentos são a fertilização assistida com a doação de óvulos, caso a infertilidade seja por fator feminino, ou doação de sêmen, caso seja por fator masculino.

Causas ambientais

Alguns casos de aborto de repetição podem estar associados aos hábitos de vida da mãe. Tabagismo, consumo excessivo de álcool e café, exposição a gases anestésicos e outros podem estar relacionados a um maior risco de aborto de repetição. Nesses casos, a adoção de hábitos mais saudáveis e afastamento de ambientes insalubres pode melhorar a saúde da mulher e, consequentemente, do feto, levando ao sucesso da gestação.

Causas uterinas

Anomalias no útero podem levar a complicações na gravidez e ser a principal causa dos casos de aborto de repetição. Problemas como mioma, septo uterino, útero unicorno, bicorno ou arqueado e outros levam a alterações anatômicas e/ou vasculares da cavidade uterina, impedindo a continuidade da gestação.

Nesses casos, o diagnóstico pode ser feito por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia, vídeo-histeroscopia e histerossalpingografia. O tratamento varia de acordo com cada caso identificado e, após tratamento, há grandes chances de a gravidez ter sucesso.

Essas são algumas causas do aborto de repetição. Atualmente, os médicos reconhecem a importância de realizar estudos para acompanhamento de mulheres que sofrem o primeiro e segundo aborto, a fim de evitar desgastes físicos e psicológicos inerentes ao processo do aborto de repetição. Assim, as causas podem ser identificadas previamente e a mãe ter maior sucesso na próxima gestação.

Para mais informações sobre gravidez e fertilidade siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades sobre tratamentos de fertilização.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como preservar sua fertilidade?
Como preservar sua fertilidade?

Como preservar sua fertilidade?Avalie essa postagem! A fertilidade depende de vários fatores, mas através do congelamento (criopreservação) é possível preservar óvulos, sêmen, embriões e/ou tecido ovariano. Por meio da criopreservação com o uso da técnica de vitrificação é possível manter o material armazenado em nitrogênio […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES