Especialista em reprodução humana: entenda como é a primeira consulta

Dra. Mariana Penha De Nadai Sartori Especialista em reprodução humana- entenda como é a primeira
Especialista em reprodução humana: entenda como é a primeira consulta
Avalie essa postagem!

Já parou para pensar como é a primeira consulta com um especialista em reprodução humana? Você provavelmente já ouviu falar disso, mas talvez não saiba de que forma ela realmente ocorra.

É recomendado que casais procurem um especialista após um ano de tentativas sem uso de método contraceptivo ou seis meses caso a mulher tenha mais que 35 anos.

A partir dos primeiros encontros e da análise de cada caso, diferentes recursos poderão ser utilizados para alcançar uma gestação saudável.

Continue lendo e tire algumas dúvidas comuns sobre o que ocorre nesse processo.

Por que procurar um especialista em reprodução humana?

A infertilidade pode acometer tanto o homem quanto a mulher de diferentes formas. Muitas das pessoas inférteis desconhecem que possuem tal condição.

Quando um casal começa a perceber algum sintoma ou tem alguma indicação de um problema, é importante procurar um profissional. Tomar essa decisão pode sanar dúvidas, o que ajuda a evitar tentativas infrutíferas no futuro.

Outros motivos que levam a procurar um especialista em reprodução humana são: histórico de menopausa precoce na família, idade feminina superior a 35 anos e infertilidade.

O que será investigado na primeira consulta?

Nesse contexto, a condição de saúde dos pacientes é examinada, tendo como foco uma avaliação do potencial reprodutivo e a análise das tentativas anteriores de engravidar.

Alguns pontos serão observados detalhadamente: quais as condições em que aconteceram as tentativas, se houve monitoração da ovulação, se realizaram tratamentos anteriormente e doenças já diagnosticadas.

Se o casal se submeteu a tratamentos de fertilidade, eles também serão analisados, assim como os exames feitos. Será verificado o histórico genético e familiar, assim como hábitos de saúde, como prática de exercícios físicos, obesidade, alimentação, tabagismo, álcool e uso de entorpecentes.

Como se preparar para esse momento?

Como o histórico de saúde das famílias da mulher e do homem será analisado na consulta, é importante fornecer ao especialista todas as informações que estiverem disponíveis.

Uma dica útil é reunir todos os exames e anotar todas possíveis informações sobre a trajetória reprodutiva do casal. Outra dica essencial é fazer uma lista de perguntas e levá-la para a consulta, de modo que você não saia de lá com dúvidas sobre o tema.

Quais exames são solicitados nessa consulta?

Os exames a serem solicitados serão de acordo com cada caso e histórico. No caso da saúde reprodutiva da mulher, são solicitados exames de dosagens hormonais, como FSH, LH, estradiol, hormônio antimülleriano (HAM), para verificar a reserva ovariana, entre outros. É importante também solicitar ultrassonografias, assim como a contagem de folículos antrais (CFA) a fim de que seja verificada a reserva de óvulos da mulher. De acordo com cada caso, é possível solicitar histerossalpingografia e a histeroscopia.

Para os homens, o exame inicial solicitado é o espermograma. Outros possíveis exames a serem verificados são ultrassom de testículos, dosagens hormonais e cariótipo.

Com eles, avalia-se uma série de fatores que influenciam na saúde reprodutiva do casal, como o nível de hormônios e as condições de produção dos óvulos.

Existem muitas maneiras disponíveis hoje para tratar pessoas com dificuldades para engravidar. O especialista em reprodução humana busca diagnosticar cada casal individualmente. Com base nessa avaliação, é possível planejar a intervenção adequada e a indicação da melhor conduta para alcançar o tão desejado sonho da gravidez.

Gostou do artigo? Então entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?
Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?

Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?5 (100%) 1 votos O avanço da medicina — em específico das técnicas de reprodução assistida — permitiu que casais impossibilitados de ter filhos por meio dos métodos naturais pudessem ter filhos. Atualmente, a legislação brasileira permite que a […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES