Fertilidade masculina e feminina: conheça alguns problemas que podem afetá-la

Dr. Fernando Ferreira Chagas Fertilidade masculina e feminina conheca alguns problemas que podem afeta-la
Fertilidade masculina e feminina: conheça alguns problemas que podem afetá-la
Avalie essa postagem!

Diversas são as causas da infertilidade masculina e feminina. Ela pode ser causada por um único fator ou ser o resultado de vários fatores, que geram uma reação em cadeia — um desequilíbrio hormonal pode causar a azoospermia, por exemplo, que é a ausência completa de espermatozoides no sêmen ou problemas na ovulação.

No entanto, grande parte desses problemas tem tratamento. Basta seguir as orientações médicas. O artigo de hoje lista as principais causas da infertilidade no homem e na mulher e as formas de tratar cada uma delas!

Disfunções hormonais

Assim como as mulheres, os homens também podem apresentar problemas de disfunção hormonal, que é uma das causas de infertilidade. Existem, basicamente, três hormônios que são importantes para a fertilidade masculina: o FSH (Hormônio Folículo-Estimulante), o LH (Hormônio Luteinizante) e a testosterona.

Quando um desses três hormônios não é encontrado em quantidades adequadas, o homem pode apresentar dificuldades na produção de espermatozoides ou até mesmo problemas de ereção.

A solução para esse problema é a reposição hormonal. O homem deve procurar um médico especialista para que a dosagem adequada possa ser prescrita. É preciso ter muito cuidado com as taxas de hormônio, pois, de forma exagerada, eles também podem causar problemas graves.

Ovulação irregular

Dentro dos ovários, os óvulos ficam guardados e, teoricamente, são liberados uma vez por mês para que ocorra a fecundação. Todo o útero se prepara para receber o embrião e, se isso não acontece, ocorre a menstruação.

Porém, algumas mulheres não possuem essa frequência de ovulação e, como consequência disso, apresentam menstruações irregulares. Algumas doenças podem ser a causa principal, como a Síndrome dos Ovários Policísticos e o hipotireoidismo, por exemplo.

Endometriose

endometriose também pode ser uma causa de infertilidade feminina. No entanto, vale lembrar que nem sempre uma mulher nessa condição será infértil.

A camada interior do útero é chamada de endométrio. É nela que o óvulo fecundado se fixa para gerar uma nova vida. Na endometriose, esse tecido cresce e pode ser encontrado nas tubas uterinas, nos ovários, no revestimento interno do abdômen (peritônio), no ureter, no intestino e na bexiga, provocando diversos tipos de problemas, inclusive a infertilidade.

Alteração nas tubas uterinas

Como o óvulo e o espermatozoide se encontram nas tubas uterinas para que ocorra a fecundação, a modificação anatômica dessa parte do corpo pode causar a infertilidade feminina. Outras consequências, como processos infecciosos e inflamatórios, também podem ocorrer.

Criptorquidia

No momento que o feto está se formando dentro da barriga da mãe, o testículo sai da região abdominal na qual é formado e vai em direção à bolsa escrotal.

A criptorquidia acontece quando um ou os dois testículos não fazem essa migração e param no meio do caminho. Como os espermatozoides precisam de uma temperatura ideal para serem produzidos e para sobreviver, o indivíduo pode apresentar quadro de infertilidade.

A maior parte dos casos de criptorquidia é tratada com cirurgia. O procedimento ajuda a remover as aderências e, assim, a liberar os testículos para que eles possam descer para a bolsa.

Agora que você já sabe quais são as causas da infertilidade masculina e feminina, que tal descobrir mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog em primeira mão!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

Avalie essa postagem! Você já ouviu falar em fragmentação do DNA espermático? A análise da fragmentação do DNA do esperma é um teste amplo e complementar ao espermograma, a fim de determinar o dano específico sobre a estrutura e a integridade da fita de DNA […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES