Fumar x infertilidade

admin Fumar x infertilidade
Fumar x infertilidade
Avalie essa postagem!

Existem diversas causas que podem afetar a fertilidade e fumar é uma delas. Pessoas com esse hábito possuem três vezes mais chances de se tornar inférteis se comparados com os não fumantes, segundo a American Society for Reproductive Medicine.

O cigarro contém mais de 4 mil componentes químicos, incluindo 43 carcinogênicos, os quais possuem efeitos deletérios à saúde.  O consumo dessas substâncias podem interferir negativamente nas tentativas de engravidar, nas taxas de fecundidade, no tempo e na qualidade das tentativas para concepção.

Por que o cigarro faz mal para fertilidade?

Para as mulheres o cigarro afeta diversas áreas de funcionamento do seu organismo, o que pode causar a menstruação irregular ou ausência de menstruação, antecipação da menopausa, diminuição na reserva ovariana, alteração nas tubas, alteração nas taxas hormonais, baixa no libido, alteração genética, interferência na fertilização, concepção e implantação.

Nos homens, além das variações similares ao que acontece com o corpo feminino, como as taxas hormonais, queda no libido, intervenção na fertilização, concepção e implantação, pode ocorrer também a elevação dos índices de fragmentação de DNA espermático e aumento de atividade oxidativa. Esses fatores levam ao maior índice de aborto devido às alterações cromossômicas causadas aos embriões.

Mas qual a relação entre o cigarro e a reprodução humana assistida?

Tanto as técnicas de Fertilização in vitro (FIV) quanto a de Inseminação Artificial (IA ou IIU) podem ser prejudicadas, já que o cigarro tem vários elementos nocivos à saúde humana, interferindo na qualidade do sistema reprodutor feminino e masculino. Com o abuso dessas substâncias as chances de falha no ciclo de fertilização aumenta, crescendo também a possibilidade de se fazer mais de uma tentativa nos procedimentos.

A fertilidade pode ser influenciada de várias formas, mas muitas delas podem ser ajustadas com mudanças de hábitos. Apesar das consequências permanentes do consumo de drogas, sempre há tempo para recomeçar. Procure um médico que te oriente e auxilie com metodologias para interromper o vício no cigarro. Busque uma gravidez e uma vida saudável.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como preservar sua fertilidade?
Como preservar sua fertilidade?

Como preservar sua fertilidade?Avalie essa postagem! A fertilidade depende de vários fatores, mas através do congelamento (criopreservação) é possível preservar óvulos, sêmen, embriões e/ou tecido ovariano. Por meio da criopreservação com o uso da técnica de vitrificação é possível manter o material armazenado em nitrogênio […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES