Gravidez na menopausa

admin Gravidez na menopausa

A menopausa ocorre quando os ovários cessam a ovulação, havendo o desequilíbrio hormonal, e a mulher passa a não menstruar mais. Esse processo pode ocorrer entre os 45  e os 55 anos de idade, validando assim o final do período fértil feminino. Os ovários já podem apresentar sinais aos 40 anos, com a reserva bem reduzida de óvulos.

Para as mulheres que desejam postergar a gestação, é importante buscar o quanto mais jovem um médico especialista em Reprodução Humana Assistida para realização de exames que irão informar a reserva ovariana e as indicações para a preservação da fertilidade como através do Congelamento de Óvulos.

No caso das mulheres que não possuem óvulos congelados, é possível recorrer a Fertilização in vitro com uso de Óvulos Doados ou a opção de Embriões Doados. É importante pontuar que a doação, tanto de óvulos quanto de embriões é Anônima e as doadoras devem ter idade até 35 anos.   

Para a Recepção de Óvulos Doados, é necessário realizar um cadastro no programa de ovodoação e aguardar uma doadora compatível disponível. Os óvulos doados serão fertilizados com o sêmen do companheiro da receptora e os embriões em desenvolvimento serão posteriormente transferidos para o útero da mulher receptora. Para receber os embriões em desenvolvimento, é realizado previamente um preparo do útero através de medicações específicas. As taxas de gravidez são semelhantes a mulheres até 35 anos, em torno de 50%.

A Recepção de Embriões Doados ocorre de forma parecida ao processo descrito acima, porém os óvulos foram fertilizados com o sêmen do companheiro da doadora. Os embriões em desenvolvimento criopreservados na clínica de Reprodução Assistida são transferidos para o útero da mulher receptora, o qual passou por um preparo prévio. As taxas de gravidez são similares às descritas acima.

Qualquer que seja o procedimento, é importante procurar uma clínica especializada para orientar qual a melhor abordagem e verificar as condições de saúde, física e mental da mulher receptora, uma vez que o Conselho Federal de Medicina, em resolução no 2.168/2017 informa que mulheres acima de 50 anos não devem se submeter a estes procedimentos, exceto aquelas justificadas pelo médico assistente.

Outra recomendação é relativa a saúde da mulher, tratamentos de infertilidade não são aconselhados para grupos de risco que tenham doenças que não estejam tratadas e/ou controladas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos
Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos

Ser diagnosticado com câncer, pode ser uma das experiências mais difíceis que passamos na vida. E após receber essa notícia, nossa prioridade deve ser tratar o problema. Entretanto, apesar do medo inicial, também podemos enxergar esperança na eficácia, cada vez maior, dos resultados dos tratamentos […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES