Infertilidade: como ser fértil após 35 anos?

admin Infertilidade: como ser fértil após 35 anos?
Infertilidade: como ser fértil após 35 anos?
Avalie essa postagem!

Quando o assunto é fertilidade feminina, uma das principais dúvidas é sobre a idade. Existem questionamentos de quando é a melhor hora para engravidar, até quando os óvulos permanecem saudáveis e quais as chances de ter uma gravidez natural após os 35 anos.

É verdade que com a idade a qualidade dos óvulos diminui e consequentemente a taxa de fertilidade também. O envelhecimento reprodutivo é marcante no sexo feminino e consiste na redução progressiva da quantidade e qualidade de seus óvulos. O processo de perda de seus gametas é dinâmico. A mulher nasce com número finito de óvulos, e esses são perdidos desde a vida intrauterina até o período pós-menopausa.

Na vida intrauterina a mulher tem cerca de 6 – 7 milhões de células germinativas. Ao nascer esse número reduziu para 1 a 2 milhões. Quando entra na fase reprodutiva, ou seja quando menstrua, a disponibilidade é de 300 a 500 mil, e a cada mês esse número cai significativamente. 

Não é apenas o número de óvulos disponíveis que preocupa, mas sim a qualidade desses óvulos que estão na mulher desde antes do nascimento, absorvendo todo o impacto durante a vida. Com o envelhecimento dos óvulos, a qualidade diminui e consequentemente aumentam os riscos de ocorrer alterações genéticas que levam ao maior índice de aborto e doenças cromossômicas fetais.

Mesmo sendo um fator limitante, existem métodos que permitem preservar os óvulos, o tecido ovariano, o sêmen e/ou o embrião. A criopreservação é uma aliada para muitas mulheres que postergam a gravidez por diversos fatores como aspectos físicos, sociais, psicológicos e financeiros. Congelar os óvulos ou embriões jovens permite que a gravidez ocorra mais tarde e aumentam as chances que ocorram de forma saudável.

O processo de congelamento é feito da seguinte forma:

Com o material acima criopreservado, é possível o descongelamento e a realização do procedimento de fertilização in vitro. Procure clínica de reprodução assistida de sua confiança para saber mais.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Gravidez, alimentação e atividade física
Gravidez, alimentação e atividade física

Gravidez, alimentação e atividade físicaAvalie essa postagem! Se você está planejando engravidar provavelmente já pensou nas mudanças biológicas que acontecem durante as 40 semanas tão aguardadas. Uma das grandes dúvidas das futuras mamães é a alimentação e a atividade física durante o período. A quantidade […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES