O filme De Repente Pai pode acontecer no Brasil?

admin

Delivery Man (De Repente Pai) de 2013: “Erro numa clínica de fertilidade faz David descobrir que tem mais de 500 filhos biológicos, resultado de doações de sêmen que fizera na juventude. Agora 142 desses filhos querem conhecê-lo.”

O filme De Repente Pai, de 2013, traz uma sinopse curiosa: David Wozniak, interpretado por Vince Vaughn, descobre que é pai biológico de 533 filhos, resultados de doações anônimas de esperma feitas décadas atrás. Quando um grupo de 142 desses jovens entra com uma ação judicial para revelar sua identidade, David é forçado a confrontar sua responsabilidade. 

Mas essa história poderia acontecer no Brasil? Vamos analisar como funciona a legislação no que diz respeito a doação de semên. 

Como funciona a doação de sêmen no Brasil?

No Brasil, a doação de sêmen é regulamentada pela Resolução nº 2.294/2021 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Algumas regras  incluem:

  1. Anonimato: a identidade do doador e dos receptores é protegida por lei. Filhos gerados por doações de sêmen não têm acesso às informações sobre quem é o doador e vice-versa.
  2. Limitação geográfica: para evitar situações como as retratadas no filme, o número de nascimentos resultantes de um único doador é limitado a 8 por região, salvo em casos de casais que desejem ter mais filhos biológicos usando o mesmo material genético.
  3. Critérios rigorosos: antes de doar, o indivíduo passa por uma série de exames de saúde e genéticos para garantir a qualidade do material e evitar a transmissão de doenças.

Essas regras tornam altamente improvável que uma situação como a do filme aconteça no Brasil. Mesmo que um doador fizesse várias contribuições ao longo do tempo, os bancos de sêmen e clínicas de fertilização assistida seguem controles rigorosos para evitar excessos e manter o anonimato.

Nos Estados Unidos, onde se passa o filme, as regras para doação de sêmen variam de acordo com o estado e são menos centralizadas. Isso pode levar a situações em que um único doador contribua para um grande número de gestações, especialmente em casos de negligência por parte de bancos de sêmen. O enredo do filme se baseia em um caso extremo e exagerado para fins de comédia, mesmo ainda assim propondo questionamentos éticos sobre o uso de material genético em larga escala.

Se você tiver dúvidas sobre reprodução assistida ou sobre o funcionamento da doação de sêmen no Brasil, é sempre recomendável consultar um especialista ou uma clínica de confiança. Afinal, cada detalhe importa quando o assunto é o seu futuro.

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
O filme De Repente Pai pode acontecer no Brasil?
O filme De Repente Pai pode acontecer no Brasil?

Delivery Man (De Repente Pai) de 2013: “Erro numa clínica de fertilidade faz David descobrir que tem mais de 500 filhos biológicos, resultado de doações de sêmen que fizera na juventude. Agora 142 desses filhos querem conhecê-lo.” O filme De Repente Pai, de 2013, traz […]

Continue lendo...

Unifert - Vila Velha

Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

Unifert Norte - Linhares

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1220, Centro, Linhares, Laguna Center - Torre C, Sala 18

Laboratório Unifert Norte
+55 (27) 99702-1034

Consulta Dr. Érico Lawrence - Núcleo Ela
+55 (27) 3150-8090