O que é prostatite? Ela pode causar infertilidade?

admin O que é prostatite? Ela pode causar infertilidade?

Depois do casamento, é normal que os casais desejem ter o primeiro filho. Contudo, após inúmeras tentativas, muitos não conseguem engravidar e começam a buscar motivos da infertilidade.

Embora na maioria das vezes a infertilidade seja atribuída à mulher, atualmente sabe-se que a causa da infertilidade pode estar associada ao homem em até 40% dos casos.

Dentro das várias causas de infertilidade masculina a prostatite é uma delas. Ela atinge mais de 2 milhões de homens no Brasil, principalmente na faixa etária entre 40 e 50 anos. No entanto, existem tratamentos relativamente simples para a doença. Acompanhe o post para saber o que é a prostatite, seus sintomas, causas e tratamentos.

O que é prostatite?

A prostatite é uma inflamação na próstata. Essa glândula sexual masculina é responsável pela produção do fluido prostático (elemento que compõe o esperma) e fica próxima à bexiga e ao assoalho pélvico.

Quando um homem tem a próstata inflamada, o fluido prostático sofre alterações em sua composição química e compromete a qualidade do espermatozoide. Ou seja, afeta diretamente a fertilidade masculina.

Quais os sintomas?

Devido à localização da glândula, um dos sintomas da prostatite é a dor ou ardor ao urinar e a diminuição da força e do jato da urina, além de aumento na frequência da micção tanto de dia quanto de noite.

Outros sintomas são: dor abaixo do umbigo e na região entre testículos e ânus; dor na região lombar; febre e calafrios; e dor intensa ao palpar o saco escrotal.

O aumento da frequência de micção pode levar à presença de sangue na urina. E estes também são sintomas de infecção urinária masculina. Por isso, qualquer tipo de incômodo no aparelho urinário masculino deve ser averiguado por um urologista.

Quais são as causas e tratamentos?

Comumente, a prostatite é causada pela presença de bactérias na próstata, na bexiga ou no ânus e chegam à glândula pelas ínguas ou pelo sangue e uretra. A prostatite mais comum de origem bacteriana é causada pela bactéria Escherichia coli, que também é causadora de infecção urinária. Vírus e fungos também podem levar à doença, embora seja menos frequente.

A inflamação pode ser causada por uma infecção urinária, por uma uretrite (inflamação ou infecção da uretra) ou por infecção pelo HIV. Portanto, a prostatite pode ser transmitida por relações sexuais sem proteção.

Para compreender qual tipo de prostatite o paciente possui, são necessários alguns exames. O exame de urina e sêmen são essenciais para verificação de bactérias no sêmen. O toque retal e análise do PSA são exames realizados para detectar o aumento da próstata, por conta da inflamação causada pela prostatite. Como alternativa, pode-se realizar uma biópsia da próstata.

O tratamento, em casos de infecção bacteriana, é feito com antibióticos administrados por via oral. Em casos mais graves, o internamento hospitalar pode ser solicitado. O tratamento deve durar entre 2 e 4 semanas. Após autorização médica, o casal pode retornar normalmente às relações sexuais para tentar a gravidez.

É importante conhecer as doenças que podem estar relacionadas à fertilidade da mulher e do homem quando o casal está tentando engravidar.

Agora que você já conhece o que é prostatite, acompanhe nosso artigo sobre fertilidade masculina e feminina e alguns dos problemas que podem afetá-la!

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES