Prevenção e combate a hipertensão

admin Prevenção e combate a hipertensão

Quando tomamos a decisão de engravidar, muitos cuidados devem ser tomados durante os preparativos. E não é só do enxoval que estamos falando! É necessário checar como anda a sua saúde, para ter uma gravidez tranquila para você e para o seu bebê. 

Um dos cuidados mais importantes é o acompanhamento da pressão sanguínea e se você já sofre de hipertensão, os cuidados devem ser redobrados. Caso pretenda engravidar, é importante conversar com o seu médico e manter a pressão sob controle, afinal, alguns medicamentos anti-hipertensivos não podem ser utilizados durante a gravidez. 

No decorrer da gravidez, em seu pré-natal, o obstetra realizará a aferição da pressão arterial e marcará em uma carteirinha, mantendo um histórico. Isso acontece, pois a hipertensão durante a gestação pode levar ao quadro de pré-eclâmpsia que é caracterizada pela eliminação de proteína pela urina. A doença é um risco para a saúde da mãe e caso evolua para eclâmpsia de fato, pode se tornar um risco para a vida do bebê.

Alguns fatores podem apresentar maior risco, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial sistêmica crônica e gestação após os 35 anos. Porém, a parte boa é que um acompanhamento rigoroso, pode afastar esse quadro. Algumas recomendações são: manter o sal longe, é claro, não deixar de ir nas consultas ginecológicas durante a gravidez, não fumar e não beber, praticar atividades físicas compatíveis com a fase da gestação e orientadas pelo seu médico e principalmente, cultivar hábitos alimentares saudáveis. 

É importante reforçar que nada dispensa a orientação de um profissional de confiança. Se você ainda tem dúvidas, deixe aqui o seu comentário.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos
Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos

Ser diagnosticado com câncer, pode ser uma das experiências mais difíceis que passamos na vida. E após receber essa notícia, nossa prioridade deve ser tratar o problema. Entretanto, apesar do medo inicial, também podemos enxergar esperança na eficácia, cada vez maior, dos resultados dos tratamentos […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES