Qual é a melhor idade para engravidar? Entenda aqui!

admin Qual é a melhor idade para engravidar? Entenda aqui!

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres, porém, apesar do desejo, ainda há dúvidas quanto à melhor idade para engravidar. Muitas preferem adiar um pouco mais esse sonho, outras antecipá-lo. Será que existe uma idade ideal?

A chegada da menstruação sinaliza que a mulher está biologicamente pronta para ser mãe, no entanto, o sistema reprodutor feminino atinge a maturidade para gestação na idade adulta, quando todo o corpo está plenamente desenvolvido. Antes disso pode ocorrer a gravidez, porém quanto mais nova for a mulher, mais atenção será necessária para o acompanhamento pré-natal, que é feito por equipe multidisciplinar, a qual pode contar inclusive com psicólogo.

Portanto, um casal que pretende ter filhos precisa se planejar e, além de verificar as condições de saúde da futura mãe, é importante ter boas informações sobre fertilidade.

A idade é o fator prognóstico isolado mais importante para as chances que uma mulher tem de engravidar. Com o passar da idade, os óvulos perdem a qualidade e há uma diminuição da reserva ovariana. A mulher já nasce com um número determinado de folículos nos dois ovários, ou seja, durante a vida não são produzidos novos folículos. Ainda na vida intrauterina, é possível encontrar de 6 a 7 milhões de folículos em cada ovário, porém, ao nascer, o número já está reduzido para 1 a 2 milhões.

Do nascimento até a fase da puberdade, a mulher perde diariamente de 300 a 500 folículos, atingindo a fase reprodutiva com 300 a 500 mil folículos. A cada ciclo são consumidos em torno de mil folículos, e, ao atingir os 50 anos, a mulher possui entre 2.500 a 4.000 folículos, que não são mais sensíveis a estímulos.

É importante enfatizar que, durante toda a vida da mulher, os óvulos armazenados sofrem influências do estilo de vida. A qualidade e a quantidade de óvulos disponíveis são afetadas e consequentemente as chances de alcançar a gestação.

Quer se informar melhor sobre o assunto? Continue a leitura!

Afinal, qual a melhor idade para engravidar?

Apesar de não existir uma resposta exata para essa questão, sabe-se que o organismo passa por inúmeras alterações biológicas e que o avanço da idade influencia nas chances de fecundação. Por isso, é interessante conhecer as fases da fertilidade para compreender o processo de envelhecimento do organismo e consequentemente os fatores que podem interferir na gravidez do primeiro filho.

A partir dos 19 até os 26 anos de idade, a fertilidade da mulher atinge o seu pico com as maiores chances para engravidar naturalmente, que chega a quase 30% se a relação sexual ocorrer sem proteção no período da ovulação. Entre 27 e 34 anos, a fertilidade decresce, e a possibilidade de gravidez diminui um pouco.

Na faixa que compreende dos 35 aos 39 anos, a possibilidade de engravidar passa a ser bem pequena, sofrendo uma queda acentuada após os 38 anos. A partir daí as chances diminuem ainda mais, e o desejo de ser mãe naturalmente pode ficar mais difícil de se realizar.

Entre os 41 e 47 anos, com a proximidade da menopausa, os hormônios reprodutivos flutuam e a fertilidade atinge seus índices mais baixos, até que por volta dos 50 anos acontece a última menstruação, marcando o final da vida reprodutiva natural.

Analisando as fases reprodutivas que são influenciadas pelo envelhecimento do organismo, entende-se que, do ponto de vista biológico, a melhor idade para engravidar seria por volta dos 19 aos 26 anos de idade, por ser o período em que fertilidade da mulher está no ápice.

O fator psicológico interfere na melhor idade para engravidar?

É certo que o avanço da idade é fator definitivo no processo de engravidar, mas a futura mãe bem como o seu parceiro precisam estar bem preparados psicologicamente para fazer a escolha do melhor momento para ter um filho e consequentemente ter uma gravidez saudável e bem planejada.

Ser mãe é algo que mexe com o sistema emocional da mulher, pois ela vai passar por transformações acentuadas, com mudanças físicas, hormonais, comportamentais e até profissionais. Tudo isso exige que a futura mãe esteja bem emocionalmente para que assuma com responsabilidade e aceite essa nova fase de sua vida.

Por isso, é cada vez mais natural que mulheres conscientes dessa situação adiem o sonho da maternidade, priorizando a realização de outros projetos. Porém, é fundamental pontuar que com o passar da idade a fertilidade diminui e as chances de gravidez podem cair acentuadamente.

O fator social também está relacionado com a melhor idade para engravidar?

O fator social tem se apresentado de forma determinante em diversas situações organizacionais e culturais na vida das pessoas, e também vem interferindo na escolha da melhor idade para engravidar.

A escolaridade atualmente é um fator importante nessa questão: quanto maior o nível de conhecimento, maior é também o número de mulheres que optam pela maternidade tardia, depois dos 30 anos de idade, período em que já adquiriu uma estabilidade financeira.

Essa situação é contrária à das mulheres menos esclarecidas que, muitas vezes, engravidam de forma precoce, numa fase desfavorável biológica e financeiramente, o que as coloca em situação mais vulnerável em nossa sociedade.

Percebemos, então, que decisão sobre a melhor idade para engravidar deve ser refletida e considera vários fatores, que, inclusive, vão além dos biológicos.

post de hoje ajudou a esclarecer suas dúvidas? Saiba mais sobre o assunto, lendo o artigo Como posso saber se posso engravidar?, que traz informações ricas e que vão ajudar a planejar sua gravidez.

5 1 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES