Saiba como é o processo de doação de esperma no Brasil

Dr. Carlyson Pimentel Moschen Doação de Esperma
Saiba como é o processo de doação de esperma no Brasil
5 (100%) 1 votos

infertilidade é um problema que afeta muitas pessoas. Nem sempre é possível realizar o sonho de gerar uma vida de forma natural, a partir dos gametas do próprio casal. No entanto, hoje em dia, as avançadas técnicas de fertilização aumentam as chances de uma gestação. Nesse cenário, a doação de esperma é um recurso bastante comum.

Pensando nisso, neste post, trazemos informações relevantes sobre o processo de doação de esperma no Brasil. Com ele, você vai entender melhor o que é necessário para ser um doador, quais procedimentos são realizados, quem pode receber os gametas doados e o que a legislação diz sobre o assunto. Então, continue a leitura e saiba mais!

O papel do doador

A doação de sêmen é, por legislação, um ato voluntário, anônimo, que não gera custos para quem doa e não pode ter caráter lucrativo. O doador aumenta as esperanças de casais inférteis ou de mulheres que desejam ter um filho, mas enfrentam dificuldades.

O primeiro passo desse processo é a vontade de contribuir e a decisão de doar. A burocracia é pequena. Basta que o doador tenha a iniciativa de procurar uma clínica especializada com banco de sêmen e manifeste sua disponibilidade.

As informações médicas são esclarecidas por meio da solicitação de exames. A identidade civil do voluntário é totalmente preservada, garantindo o anonimato de todos os envolvidos — do doador, que nem mesmo é informado se seu sêmen foi utilizado, das pessoas que recebem os gametas e da futura criança. As únicas informações que ficam registradas são as características fenotípicas do doador para que o possa ser escolhido o doador mais semelhante ao casal.

Resolução CFM Nº 2168/2017, que estabelece as normas éticas que orientam a utilização das técnicas de reprodução assistida, faz as seguintes considerações sobre a doação de gametas ou de embriões:

Os procedimentos envolvidos na doação de esperma

Assim que o voluntário entra em contato com a clínica e/ou banco de sêmen para a doação de esperma, ele passa por entrevistas e é direcionado a uma série de exames laboratoriais. O primeiro exame a ser realizado é o espermograma para verificação da qualidade seminal e dessa forma selecionar aqueles que se enquadram como doadores para darem seguimento ao processo e aqueles que não poderão doar. Feito isso, é possível avaliar as condições de saúde do doador, principalmente a possibilidade de doenças genéticas ou infecções sexualmente transmissíveis (IST), assim como realizar uma avaliação psicológica.

Após passar pelos processos descritos acima, os doadores liberados são entrevistados para preenchimento das informações quanto às características fenotípicas.

As doações podem ser realizadas em clínicas de reprodução humana ou em bancos de sêmen, nos quais o voluntário colhe a sua amostra de esperma mediante masturbação. É recomendado que o doador mantenha abstinência sexual total de 2 a 7 dias antes do procedimento.

Depois disso, os espermatozoides são congelados e armazenados para doação futura, com informações sobre as características do doador. O voluntário recebe os resultados dos exames feitos durante todo o processo, como espermograma, tipagem sanguínea e análise sorológica.

Os possíveis receptores

Os receptores têm direito de escolher a amostra de sêmen a ser utilizada de acordo com as características físicas do doador. O sêmen recebido pode ser utilizado em processos de inseminação artificial ou de fertilização in vitro (FIV). Em geral, as doações de esperma são necessárias nas seguintes circunstâncias:

Como você pôde ver, a doação de esperma é um processo simples e sem burocracia, bastando apenas que o doador esteja disposto a colaborar para efetuá-la. Não há compensação financeira, e a identidade dos envolvidos é mantida em total anonimato. Trata-se, portanto, de um ato voluntário que pode ajudar outras pessoas a realizarem o sonho de formar uma nova família.

Você gostaria de saber mais sobre doação de gametas ou sobre qualquer outro tratamento de reprodução humana? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Gravidez, alimentação e atividade física
Gravidez, alimentação e atividade física

Gravidez, alimentação e atividade físicaAvalie essa postagem! Se você está planejando engravidar provavelmente já pensou nas mudanças biológicas que acontecem durante as 40 semanas tão aguardadas. Uma das grandes dúvidas das futuras mamães é a alimentação e a atividade física durante o período. A quantidade […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES