Sofre de cólica menstrual muito forte? Saiba como atenuar os sintomas!

admin Sofre de colica menstrual muito forte Saiba como atenuar os sintomas

Não bastam as oscilações de humor, a irritação e outros incômodos da TPM, muitas mulheres sofrem também com cólica menstrual muito forte. O desconforto é uma manifestação normal da menstruação e ocorre porque o útero se contrai para eliminar o endométrio.

Entretanto, se a dor é muito forte e persiste por vários ciclos, é interessante investigar sua causa, pois ela pode indicar problemas de infertilidade, como endometriose, miomas, cistos, infecção pélvica, entre outros.

Para que a cólica não atrapalhe a sua rotina, separamos algumas dicas que ajudam a atenuar os sintomas. Acompanhe.

Repouso

O período menstrual deixa muitas mulheres sem ânimo e, se vier acompanhado de cólica forte, a sensação de cansaço é ainda pior.

Por isso, se possível, adie compromissos e fique em casa, repousando. Procure deitar de barriga para baixo com o apoio de um travesseiro para diminuir o desconforto.

Compressas de água quente

A compressa de água quente ou bolsa de água quente no abdômen proporciona um relaxamento nos músculos e estimula a irrigação sanguínea, atenuando a dor forte.

Banho quente

O mesmo benefício é alcançado com um banho: é só deixar a água quente cair na região pélvica para aliviar o mal-estar.

Alimentação

Você sabia que existem alimentos que contribuem para o relaxamento muscular? Eles podem ser ótimos aliados no combate à dor causada pela cólica porque têm ação anti-inflamatória natural.

Alguns deles são: salmão, atum, banana, aveia, tofu, abobrinha, couve e beterraba.

Fique longe

Alimentos muito gordurosos, como frituras e embutidos, podem incentivar a produção de hormônios que provocam a contração uterina.

Chás

Alguns chás, como camomila, erva-doce, hortelã e erva cidreira, podem ajudar a aliviar o desconforto da cólica menstrual porque têm efeito calmante.

Já o chá de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser um grande aliado.

Cafeína

No período menstrual, é bom evitar as bebidas com cafeína, como café, chá preto e refrigerante.

Relaxamento

Tentar manter a mente sã pode ser uma técnica para aliviar a dor. Por isso, fique longe de situações estressantes ou tente se distrair com algo de que goste muito, como ler revistas, assistir a um filme etc.

Exercícios físicos

Para quem não gosta de ficar parada, os exercícios físicos podem ajudar a aliviar a cólica forte porque provocam a liberação de endorfina, que proporciona bem-estar.

Mas não é para pegar pesado! Aposte em alongamento, caminhada leve ou ioga.

É importante ter a atividade física como parte da rotina semanal: mulheres não sedentárias tendem a sofrer menos com as cólicas menstruais.

Acupuntura

As agulhas, quando colocadas na região do abdômen, podem ajudar o corpo a relaxar e a liberar endorfina, diminuindo a dor.

Massagens

Massagens suaves no abdômen também ajudam no relaxamento dos músculos e na circulação sanguínea, aliviando a dor da cólica.

Evite tomar remédios por conta própria para aliviar a cólica menstrual muito forte. Como apresentamos, existem técnicas naturais que ajudam a driblar o desconforto. Se a dor for muito intensa e se repetir por muitos meses, não hesite em procurar o seu médico para saber se o incômodo não é decorrente de outros problemas, como a endometriose.

Gostou de acompanhar as nossas dicas para atenuar a cólica menstrual muito forte? Fique por dentro de outros conteúdos como esse seguindo a gente no Facebook!

4.1 138 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES