Sofre de cólica menstrual muito forte? Saiba como atenuar os sintomas!

Dr. Irineu Iester Degasperi Sofre de colica menstrual muito forte Saiba como atenuar os sintomas
Sofre de cólica menstrual muito forte? Saiba como atenuar os sintomas!
Avalie essa postagem!

Não bastam as oscilações de humor, a irritação e outros incômodos da TPM, muitas mulheres sofrem também com cólica menstrual muito forte. O desconforto é uma manifestação normal da menstruação e ocorre porque o útero se contrai para eliminar o endométrio.

Entretanto, se a dor é muito forte e persiste por vários ciclos, é interessante investigar sua causa, pois ela pode indicar problemas de infertilidade, como endometriose, miomas, cistos, infecção pélvica, entre outros.

Para que a cólica não atrapalhe a sua rotina, separamos algumas dicas que ajudam a atenuar os sintomas. Acompanhe.

Repouso

O período menstrual deixa muitas mulheres sem ânimo e, se vier acompanhado de cólica forte, a sensação de cansaço é ainda pior.

Por isso, se possível, adie compromissos e fique em casa, repousando. Procure deitar de barriga para baixo com o apoio de um travesseiro para diminuir o desconforto.

Compressas de água quente

A compressa de água quente ou bolsa de água quente no abdômen proporciona um relaxamento nos músculos e estimula a irrigação sanguínea, atenuando a dor forte.

Banho quente

O mesmo benefício é alcançado com um banho: é só deixar a água quente cair na região pélvica para aliviar o mal-estar.

Alimentação

Você sabia que existem alimentos que contribuem para o relaxamento muscular? Eles podem ser ótimos aliados no combate à dor causada pela cólica porque têm ação anti-inflamatória natural.

Alguns deles são: salmão, atum, banana, aveia, tofu, abobrinha, couve e beterraba.

Fique longe

Alimentos muito gordurosos, como frituras e embutidos, podem incentivar a produção de hormônios que provocam a contração uterina.

Chás

Alguns chás, como camomila, erva-doce, hortelã e erva cidreira, podem ajudar a aliviar o desconforto da cólica menstrual porque têm efeito calmante.

Já o chá de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser um grande aliado.

Cafeína

No período menstrual, é bom evitar as bebidas com cafeína, como café, chá preto e refrigerante.

Relaxamento

Tentar manter a mente sã pode ser uma técnica para aliviar a dor. Por isso, fique longe de situações estressantes ou tente se distrair com algo de que goste muito, como ler revistas, assistir a um filme etc.

Exercícios físicos

Para quem não gosta de ficar parada, os exercícios físicos podem ajudar a aliviar a cólica forte porque provocam a liberação de endorfina, que proporciona bem-estar.

Mas não é para pegar pesado! Aposte em alongamento, caminhada leve ou ioga.

É importante ter a atividade física como parte da rotina semanal: mulheres não sedentárias tendem a sofrer menos com as cólicas menstruais.

Acupuntura

As agulhas, quando colocadas na região do abdômen, podem ajudar o corpo a relaxar e a liberar endorfina, diminuindo a dor.

Massagens

Massagens suaves no abdômen também ajudam no relaxamento dos músculos e na circulação sanguínea, aliviando a dor da cólica.

Evite tomar remédios por conta própria para aliviar a cólica menstrual muito forte. Como apresentamos, existem técnicas naturais que ajudam a driblar o desconforto. Se a dor for muito intensa e se repetir por muitos meses, não hesite em procurar o seu médico para saber se o incômodo não é decorrente de outros problemas, como a endometriose.

Gostou de acompanhar as nossas dicas para atenuar a cólica menstrual muito forte? Fique por dentro de outros conteúdos como esse seguindo a gente no Facebook!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

Avalie essa postagem! Você já ouviu falar em fragmentação do DNA espermático? A análise da fragmentação do DNA do esperma é um teste amplo e complementar ao espermograma, a fim de determinar o dano específico sobre a estrutura e a integridade da fita de DNA […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES