Ter ou não ter gêmeos?

admin

Não existe a possibilidade de se conceber gêmeos por demanda, sejam idênticos (univitelinos) ou não (bivitelinos). De maneira natural, é o caso de cerca de 1 % da população em idade fértil. Contudo, nos tratamentos de reprodução assistida, a possibilidade aumenta para cerca de 30 %. Isso acontece porque, para aumentar as chances de gravidez no procedimento, mais de um embrião é implantado na paciente.

Assim, não há de fato uma escolha entre ter ou não ter gêmeos. Apenas uma probabilidade um pouco maior quando há necessidade de técnicas como a Fertilização In Vitro, cujo objetivo primordial é incrementar as chances de casais ou mulheres inférteis. Sequer é possível, mesmo com altas taxas de sucesso, garantir com certeza que a mulher vai engravidar após o tratamento. 

Por questões éticas, o Conselho Federal de Medicina recomenda a implantação de apenas dois embriões, três no máximo. Segundo o especialista em reprodução Felipe Lazar Junior, em entrevista ao portal Folha Vitória, em 2019, há muitos casais que procuram clínicas de reprodução assistida com o desejo explícito de uma gestação múltipla. Contudo, o médico afirma que os profissionais devem dissuadir seus pacientes desse desejo, uma vez que a gravidez múltipla oferece riscos às gestantes e aos bebês. Hipertensão e diabetes gestacional, descolamento da placenta, hemorragias, parto prematuro, complicações respiratórias e neurológicas para o bebê são algumas das condições que precisam ser observadas. 

Lazar acredita, ainda, em um futuro onde o avanço das técnicas elimine a necessidade de transferência de mais de um embrião. Mesmo nesse caso, que pode acontecer naturalmente também, há ainda possibilidade de gêmeos, quando o próprio embrião se divide em duas culturas idênticas, caso dos univitelinos. Os gêmeos bivitelinos (não idênticos) acontecem quando dois espermatozoides distintos fecundam dois óvulos distintos.

A maternidade é uma experiência sem igual e pode guardar muitas surpresas, o que aumenta a importância de todo cuidado. Assim, na hora de se perguntar entre ter ou não ter gêmeos, melhor mesmo é contar com a insuperável beleza do acaso.

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
O que não dizer para uma tentante?
O que não dizer para uma tentante?

A maternidade é um gesto de amor à vida que faz parte dos planos de vida de muitas mulheres. Contudo, há muitos casais que, mesmo após sucessivas tentativas, ainda não vislumbraram o almejado voo da cegonha. Levando em conta toda essa carga de expectativa em […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES