Tireoide e infertilidade: qual a relação entre elas?

admin Tireoide e infertilidade: qual a relação entre elas?

As disfunções da tireoide são muito comuns na população em geral e podem afetar vários órgãos, entre eles os ovários e os testículos. Como consequência, podem interferir na fisiologia reprodutiva, sobretudo das mulheres, o que pode reduzir as chances de gravidez e afetar a gestação e o parto.

Neste post, vamos abordar a relação entre tireoide e infertilidade e destacar os principais aspectos da disfunção, relacionando-os com os sintomas que costumam se manifestar. Continue a leitura e confira!

Entenda a tireoide

A tireoide é uma glândula de extrema importância que regula a função de órgãos como coração, rins, fígado e cérebro. Ela produz os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que garantem o equilibro do organismo. A glândula se localiza na parte anterior do pescoço e tem o formato de uma borboleta (com dois lobos).

A tireoide tem ação direta no crescimento e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, pois regula os ciclos menstruais, a fertilidade, o peso, o humor, o controle emocional e outros fatores. Quando não atua corretamente, pode causar desequilíbrios no corpo e ocasionar o hipertireoidismo, que se caracteriza por altos níveis de hormônios tireoidianos no organismo, ou hipotireoidismo, quando os mesmos hormônios estão em baixos níveis no corpo.

Muitas mulheres ignoram os sintomas das disfunções da tireoide (como alterações no peso, cansaço, ansiedade, mudanças no ciclo menstrual, insônia e outros). Negligenciar esses fatores compromete a qualidade de vida da paciente e dificulta o processo de gravidez.

Relação entre tireoide e infertilidade

A tireoide está diretamente relacionada com a fertilidade feminina. Quando o funcionamento da tireoide apresenta anormalidades, pode interferir na saúde reprodutiva da mulher e resultar em menores taxas de concepção — além de aumentar o risco de hemorragias e problemas durante a gravidez e o parto.

Mulheres com hipertireoidismo podem apresentar problemas para engravidar, pois ele está associado à irregularidade menstrual e à dificuldade de ovulação e pode provocar aborto espontâneo. Isso acontece porque os hormônios da tireoide são fundamentais para o correto funcionamento do ovário.

A redução dos hormônios, que causa o hipotireoidismo, pode provocar disfunções na ovulação. Ela é definida por níveis de hormônio estimulante da tireoide (TSH) acima do limite e T4 livre normal. Durante a gravidez, o hipotireoidismo pode trazer problemas, como o descolamento da placenta ou falhas no desenvolvimento cognitivo do feto.

Tratamento

É importante, portanto, fazer o exame de tireoide em pacientes que enfrentam dificuldades de concepção. O médico endocrinologista ou ginecologista deve solicitar exames de sangue para verificar no organismo os níveis de hormônios que determinam a fertilidade da mulher:

É importante ressaltar que mulheres que estão tentando engravidar ou que estão em tratamento de fertilidade, como a fertilização in vitro (FIV), precisam manter níveis adequados dos hormônios tireoidianos. Em uma clínica especializada, é possível fazer exames para detectar as alterações. Uma vez tratada a tireoide, a fertilidade se restabelece.

Gostou deste post sobre tireoide e infertilidade? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros interessados a se informarem sobre o assunto!

5 2 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES