Veja 5 vitaminas que podem melhorar a qualidade do esperma

Dr. Fernando Ferreira Chagas Veja 5 vitaminas que podem melhorar a qualidade do esperma

Você sabia que uma alimentação saudável pode melhorar a qualidade do esperma? Os espermatozoides sofrem influência da alimentação e podem melhorar seus parâmetros se o homem possuir um equilíbrio nutricional e vitamínico, aumentando as chances de fecundação.

A maioria dos casos de infertilidade masculina estão ligados a alterações dos espermatozoides, em termos de concentração, motilidade e morfologia.

Quando o espermograma identifica alterações, não quer dizer que o homem tenha perdido sua fertilidade por completo, tornando-se estéril, mas que suas chances de engravidar sua parceira são menores. Essas alterações podem ser tratadas, podendo algumas delas ser solucionadas com a mudança de hábitos simples.

Quer saber como? Então conheça cinco vitaminas que podem melhorar a qualidade do esperma.

1. Vitamina A

A vitamina A está diretamente relacionada com a produção de hormônios sexuais masculinos. A sua carência pode reduzir o volume de sêmen e a quantidade dos espermatozoides.

Além disso, níveis baixos dessa vitamina podem provocar o envelhecimento prematuro dos espermatozoides, prejudicando a fertilidade masculina.

Para melhorar a qualidade do esperma e manter os níveis necessários de vitamina A, é importante procurar um médico. Alguns alimentos contêm essa substância, como ovos, fígado, brócolis, algumas frutas, entre outros, mas em determinados casos a suplementação é necessária.

2. Vitamina C

A vitamina C é extremamente conhecida por estar presente em frutas cítricas, como a laranja e o limão, além de ser muito utilizada para a prevenção de gripes. Entretanto, ela também é um antioxidante natural capaz de auxiliar na fragmentação do DNA espermático.

A vitamina C pode aumentar a qualidade e concentração dos espermatozoides, fator fundamental para melhorar as taxas de fertilidade.

3. Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um importante antioxidante que combate os radicais livres e influencia positivamente na melhora da motilidade e morfologia espermática. A sua presença será importante para proteger os espermatozoides de mutações e auxiliar na produção de hormônios para a fertilidade masculina.

A vitamina E pode ser encontrada nas castanhas, batata doce, ovos, azeite, azeitona, brócolis, cereal integral, entre outros.

4. Zinco

O zinco é um mineral imprescindível para a saúde do aparelho reprodutor masculino, pois ele também melhora a motilidade do espermatozoide e a saúde sexual masculina de modo geral.

Pode-se dizer, inclusive, que ele é vital para a produção de espermatozoides saudáveis, sendo considerado o mineral mais importante para a função sexual masculina. Ele também é utilizado para o metabolismo da testosterona.

O seu consumo pode ser feito por meio de cápsulas, sob prescrição médica para suplementação, ou pela ingestão de germe de trigo, frutos do mar, ostras, abóbora, ovos, nozes, avelãs e cebolas, que nem sempre estão presentes na dieta diária.

5. Selênio

O selênio é um mineral importantíssimo para a qualidade do esperma, pois está ligada à manutenção do número normal de espermatozoides progressivos rápidos, principalmente por estar relacionado com a formação morfológica da cauda, influenciando assim na motilidade espermática. O selênio é amplamente utilizado em casos com percentual elevado de radicais livres ou elevada fragmentação de DNA espermático, principalmente se os radicais livres estiverem ligados ao tabagismo, à obesidade e à varicocele.

O selênio é um poderoso antioxidante, abundantemente encontrado nas castanhas do Pará, frutos secos, atum, ovos, fígado, entre outros.

Alimentar-se corretamente é uma das maneiras de melhorar a fertilidade, mas os benefícios só são alcançados associados com mudanças no estilo de vida, como a perda de peso em pacientes obesos, não fumar, evitar consumo excessivo de álcool e praticar exercícios físicos. É muito importante realizar um espermograma e verificar como está a saúde do sêmen durante as tentativas de gravidez. Um especialista em reprodução humana pode orientar o casal que busca engravidar.

Quer acessar mais conteúdos como este? Então, veja o que é varicocele e qual sua relação com infertilidade masculina.

4.5 2 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Diferenças entre óvulo e embrião
Diferenças entre óvulo e embrião

Quando falamos em reprodução humana, alguns nomes podem gerar confusão. É o caso do óvulo e do embrião. O óvulo é a célula reprodutiva feminina. Todos os meses, com a menstruação, as mulheres em idade fértil produzem um óvulo a partir de glândulas conhecidas como […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES