Veja como é feita a reversão de laqueadura

admin Veja como é feita a reversão de laqueadura

A laqueadura, também conhecida como ligadura das tubas, é um método de esterilização escolhido por mulheres que não desejam mais engravidar. Essa cirurgia é ofertada na rede pública para mulheres com mais de 25 anos ou que já possuam pelo menos dois filhos.

Ela consiste em, de maneira simplificada, obstruir ou retirar as trompas como forma de impedir que o óvulo seja fecundado pelo espermatozoide. No entanto, por diversos motivos, algumas pessoas se arrependem do procedimento, buscando pela reversão de laqueadura.

A cirurgia de reversão é considerada de média complexidade e é indicada em casos em que existem condições ideais para que a mulher volte a engravidar. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e veja como é feito o processo de reversão!

O que é reversão de laqueadura?

reversão de laqueadura, como o próprio nome indica, é uma microcirurgia que tem como objetivo desfazer o procedimento de esterilização feminina. Também conhecida como salpingoplastia, esse procedimento é realizado quando a laqueadura utilizou como método anéis de plástico ou clipes de titânio para bloquear as tubas ou mesmo quando houve corte.

Independentemente do método utilizado, a porção final das tubas uterinas, as fímbrias, deve estar preservada, se não o procedimento não obtém êxito. Quando há a remoção completa das tubas, a reversão é impossível.

Como o procedimento é realizado?

A microcirurgia de reversão da laqueadura acontece com a remoção dos clipes ou das amarrações. Quando há um corte, essa parte é reconstruída com o auxílio de fios cirúrgicos.

Na maioria das vezes, esse procedimento é feito por via laparoscópica (pequenos furos no abdômen para acessar o local), mas também pode ser realizado por laparotomia (incisão semelhante à da cesárea). A intervenção é semelhante ao processo de reversão da vasectomia, em que os canais deferentes do homem são restabelecidos por meio de uma microssutura.

As áreas em que podem ter ficado cicatrizes são removidas para não prejudicar a circulação do sangue no tecido e, antes da finalização, normalmente as tubas são submetidas a um teste para verificar se ainda estão pérvias. A cirurgia de reversão da laqueadura dura entre duas e quatro horas e o período pós-operatório exige repouso e abstinência sexual por até 30 dias.

O sucesso desse procedimento está ligado à situação das tubas, idade da mulher (já que acima de 35 anos a fertilidade tende a ser menor) e também o tempo transcorrido desde a laqueadura, pois, quanto mais recente, maior a chance de engravidar.

Para quem é indicada?

A reversão de laqueadura é indicada para mulheres em idade fértil, idealmente abaixo de 35 anos e com boa reserva ovariana. Geralmente, são pessoas que desejam engravidar novamente em virtude de um novo casamento, novo planejamento familiar ou também quando há caso de falecimento.

No entanto, para que seja realizada, é preciso considerar as condições gerais do casal, pois de nada adianta o procedimento se existem outros problemas ligados à fertilidade, como azoospermia, por exemplo.

Se você deseja realizar a reversão de laqueadura, é importante conversar com o seu parceiro e procurar assistência médica adequada que garanta segurança em todas as etapas do procedimento.

Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato conosco que teremos satisfação em tirar suas dúvidas!

3.7 3 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES