Você calcula o período fértil? Qual a sua importância?

admin Você calcula o período fértil? Qual a sua importância?

Ficar atenta ao seu período fértil é fundamental, principalmente se você está tentando engravidar e quer aumentar as suas chances. Afinal, o homem produz espermatozóide o tempo todo, porém, por outro lado, somente nesse espaço de tempo que as mulheres liberam seus óvulos. 

Para entender melhor, é preciso saber como funciona o ciclo menstrual. Todo ciclo começa com a menstruação e termina um dia antes dela chegar novamente. Um ciclo regular possui em média 28 dias, em caso de ciclos irregulares também pode variar entre 21 e 35 dias, já o período menstrual dura de três a oito dias. 

O período fértil ocorre a partir do 14º dia, antes da próxima menstruação, e pode ser contado três dias antes e depois dessa data. Durante todo o período, o ciclo é controlado pela presença de hormônios como: progesterona, estrogênio, folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH). Com o amadurecimento do óvulo, o LH é dispensado na corrente sanguínea, o que faz com que o óvulo seja liberado e, se for o caso, fecundado. 

Se você está tentando engravidar, esse é o momento correto. Para aumentar as chances, é recomendado que a relação sexual ocorra de 24 a 48 horas antes e após a ovulação, e sem nenhum método contraceptivo, é claro. Isso ocorre, porque o espermatozoide possui um tempo de vida mais prolongado que o óvulo, que vive apenas 12 a 24 horas. 

Fatores físicos e emocionais também estão ligados ao período fértil e podem te ajudar a identificar o momento. Sinais como instabilidade emocional e aumento da libido são comuns. Além disso, é comum que o corpo feminino libere muco cervical com aspecto de clara de ovo, para ajudar os espermatozoides a se locomoverem dentro do canal vaginal. 

Se mesmo assim, depois de muitas tentativas, você e o seu parceiro, não conseguem engravidar, é importante buscar o auxílio de um profissional qualificado. Desse modo, poderemos investigar se existem outros fatores ligados ao problema, como o ciclo irregular, alterações hormonais ou genéticas, entre outros, que podem dificultando o processo. 

E você, já calcula seu período fértil? Se ainda ficou com dúvidas, deixe aqui nos comentários.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Transferir embrião D3 ou Blasto?
Transferir embrião D3 ou Blasto?

Como você sabe, nós da Unifert, estamos sempre empenhados em trazer o máximo possível de informação para o seu dia a dia, tirando dúvidas frequentes e criando conteúdos que possam te ajudar durante a pesquisa sobre o processo de reprodução assistida. Por isso, frequentemente contamos […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES