A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural fora de alcance.
Também existe a menopausa precoce, ou insuficiência ovariana primária, que acontece quando a mulher chega na fase da menopausa antes dos 40 anos. Essa é uma condição especial e rara, mas que possui tratamento. Se você quer saber mais sobre esse assunto também, lembre de deixar no final do texto o seu comentário.
Em todo caso, devido aos avanços da medicina, hoje já é possível engravidar durante a menopausa utilizando métodos de reprodução assistida. Durante esse período o organismo feminino não é capaz de produzir mais óvulos viáveis de forma natural, porém ainda pode abrigar uma gestação tranquilamente. Evidentemente isso também depende das condições de saúde da futura mamãe.
Se você é mulher, já se encontra na menopausa e deseja engravidar, saiba que existem possibilidades. As alternativas mais comuns são: a utilização dos óvulos de uma doadora ou a utilização de óvulos congelados da própria paciente, caso existam. Importante ressaltar que a coleta e congelamento devem ter sido realizados antes da menopausa, preferencialmente até os 35 anos de idade.
Em todo caso é sempre importante ter a orientação e o acompanhamento de um profissional de saúde capacitado para avaliar todas as questões relacionadas a esse tipo de procedimento.
Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o tema? Deixe aqui no final do texto os seus comentários e sugestões.
O útero de substituição, ou gestação por substituição, é uma técnica de reprodução assistida em que uma mulher, chamada de gestante substituta, carrega e dá à luz o bebê para outra pessoa ou casal, que será o responsável legal pela criança. Esse método é indicado […]
Continue lendo...Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES