Como calcular o período fértil

Como calcular o período fértil
Como calcular o período fértil
Avalie essa postagem!

Conhecer o ciclo menstrual é um dos instrumentos que o casal tem para facilitar a gravidez. Conhecendo o ciclo, é possível determinar o período fértil, a ovulação, quando o organismo feminino está preparado para dar início a uma gestação, e aumentar as chances de fecundação.

O ciclo menstrual da mulher pode ser regular ou irregular. Fazer essa identificação é o primeiro passo para determinar o período fértil.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual da mulher pode variar de 25 a 35 dias e ocorre em três fases: folicular, ovulatória e lútea.

O início da fase folicular é marcado pelo primeiro dia da menstruação. Nessa fase, que dura de 5 a 12 dias, o eixo hipotálamo-hipófise produz e libera o hormônio foliculoestimulante (FSH), que estimula os ovários a desenvolverem os folículos, cada um contendo um óvulo, sendo que somente um (01) amadurece progressivamente até a próxima fase do ciclo.

A fase ovulatória é a ovulação, momento mais propício à fecundação, chamado período fértil, que acontece por volta do 14º dia do ciclo. Após o crescimento do folículo até o tamanho ideal, este se rompe e libera o óvulo, que desce por uma das trompas, onde encontra os espermatozoides.

A última fase do ciclo é a lútea. Em caso de gravidez, o embrião desce ao útero e se fixa na parede uterina, já preparada principalmente pela produção elevada de progesterona. Se não houver a gravidez, há um descolamento dessa camada endometrial que o corpo feminino prepara no útero para receber o embrião e começa a menstruação.

Período fértil no ciclo regular

No ciclo regular, que tem 28 dias, é mais fácil calcular o período fértil. É o 14º dia, contando do primeiro dia da menstruação.

Se o casal busca a gravidez, manter relações sexuais em dias próximos ao 14º pode aumentar as chances de concepção.

Período fértil no ciclo irregular

Nos ciclos irregulares, é mais difícil determinar o período fértil. No entanto, o corpo feminino dá alguns sinais da fertilidade:

Existem outras duas formas de saber aproximadamente o período fértil nos ciclos irregulares: observando diversos ciclos menstruais por um período de tempo longo para estabelecer um certo padrão ou realizando testes de ovulação, disponíveis em farmácias para serem feitos em casa. Esses testes indicam qual é o período mais propício à fecundação.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Última postagem do blog

Assine Nossa Newsletter

E receba gratuitamente conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES