Correção de Varicocele

Correção de Varicocele
Correção de Varicocele
Avalie essa postagem!

Os testículos são as glândulas sexuais do homem responsáveis pela produção de testosterona e dos gametas, necessários para a fecundação do óvulo. Antes do nascimento da criança do gênero masculino, ainda durante o período gestacional, eles se encontram na região abdominal. Ao término da gestação, eles descem para a bolsa escrotal.

A varicocele é uma doença masculina que provoca a dilatação das veias da região escrotal. O tratamento é apenas por intervenção cirúrgica, chamada varicocelectomia.

É importante tratar a varicocele porque ela pode levar o homem a um quadro de infertilidade (embora essa condição não seja comum), pois pode provocar a elevação da temperatura da região – o que prejudica a produção de espermatozoides – e reduzir a oxigenação dos testículos.

Quando a varicocele se torna grave e prejudica o homem, é necessário realizar sua correção por cirurgia.

Indicações da correção de varicocele

A varicocelectomia está indicada, principalmente, para homens com varicocele que tenham desenvolvido infertilidade em virtude da doença.

Correção de varicocele (varicocelectomia)

Existem três técnicas cirúrgicas para a correção de varicocele. A que oferece melhores resultados é a da microcirurgia subinguinal. Embora a recuperação do paciente seja mais lenta e requeira mais cuidados nessa técnica, é a que apresenta maiores índices de sucesso. É importante ressaltar que os resultados não são imediatos. São necessários de 6 a 12 meses para haver alguma melhora nos parâmetros do sêmen e uma possível gravidez. Essa melhora gradativa dos parâmetros seminais é acompanhada por espermograma.

As outras duas técnicas são a de embolização da varicocele e a laparoscopia, ambas com melhor recuperação do paciente, mas com resultados menos efetivos, portanto foram sendo abandonadas.

A preparação para a realização da microcirurgia é apenas jejum de 8 horas. O paciente, geralmente, fica internado por 1 dia, sendo possível sair no mesmo dia da cirurgia. A varicocelectomia é realizada com o paciente sob efeito de anestesia geral ou raquidiana e tem duração aproximada de 1 a 2 horas.

A cirurgia começa com uma incisão na região inguinal de aproximadamente 3 cm, necessária para que o cirurgião consiga acessar os testículos e o cordão espermático. Quando o cirurgião alcança as veias dilatas, com um microscópio, ele detecta e cuida das veias comprometidas, preservando as artérias e os vasos linfáticos.

A varicocelectomia tem a função de devolver ao homem sua capacidade reprodutiva, tanto para conseguir uma gestação natural como para aumentar as chances de uma fertilização in vitro (FIV).

É importante que o médico faça o acompanhamento do paciente ao longo de pelo menos um ano, pois a melhora nos parâmetros do sêmen pode demorar até esse período para ser identificada.

Todos esses parâmetros são preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão importante para a área da saúde no mundo inteiro.

Índices de sucesso

Embora os índices de sucesso sejam altos, por volta de 60% a 80%, os resultados demoram a aparecer, pois leva algum tempo para os testículos voltarem a produzir espermatozoides de qualidade e com concentração para fecundar o óvulo.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Última postagem do blog

Assine Nossa Newsletter

E receba gratuitamente conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES