Infecção por clamídia

Infecção por Clamídia
Infecção por clamídia
Avalie essa postagem!

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que acomete homens e mulheres, muitas vezes sem provocar sintomas, o que a torna uma das DST mais prevalentes no mundo. Seu tratamento é simples, mas, se não tratada, pode provocar problemas mais sérios de saúde, inclusive a infertilidade.

Por se tratar de uma DST, ter relações sexuais sem o uso de preservativos aumenta o risco de contaminação. Por essa razão, a população sexualmente ativa apresenta um maior índice de contaminação, principalmente nos casos de múltiplos parceiros sexuais. Aproximadamente 10% dos adolescentes sexualmente ativos apresentam a Chlamydia trachomatis.

A doença se manifesta de forma diferente em mulheres e homens. No caso das mulheres, a doença é mais grave.

Clamídia em mulheres

Na mulher, a clamídia pode se instalar no útero, trompas e ovários e provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Caso não seja tratada, a doença pode causar danos mais graves nesses órgãos e provocar até a infertilidade. Também existe um risco aumentado para gravidez ectópica.

A doença também aumenta o risco de aborto ou parto prematuro, havendo a possibilidade de esses recém-nascidos apresentarem consequências mais graves, caso infectados, como pneumonia e conjuntivite.

Clamídia nos homens

A clamídia, nos homens, pode provocar outras doenças, como a prostatite, a epididimite e a orquite, mas ela não é tão agressiva como nas mulheres.

Homens com infecção por clamídia geralmente transmitem a doença para sua parceira, portanto o tratamento deve ser feito no casal.

Causas

A doença pode ser transmitida:

Sintomas

A grande maioria das pessoas contaminadas com a bactéria não apresentam sintomas, principalmente no início da infecção. Depois de algumas semanas, podem surgir:

Esses sintomas, no entanto, são passageiros e pouco intensos, o que acaba não levando a pessoa ao consultório médico. É importante procurar um médico sempre que você notar alterações no seu corpo.

Exames e diagnóstico

Os principais exames para investigar a presença da clamídia no organismo são:

Esses exames indicam a presença da bactéria no organismo e baseiam a proposta de tratamento. São indicados especialmente para mulheres grávidas, devido aos riscos para a gravidez.

Tratamentos

De modo geral, as bactérias são combatidas com antibióticos. Hoje, há muitas opções de medicamentos no mercado para o tratamento de clamídia. O médico avalia o caso e propõe o melhor medicamento e posologia.

Tanto o homem como a mulher, depois de curados, podem ser contaminados novamente. O tratamento não torna a pessoa imune à bactéria.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Última postagem do blog

Assine Nossa Newsletter

E receba gratuitamente conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES