Reversão de Laqueadura

Reversão de Laqueadura
Reversão de Laqueadura
Avalie essa postagem!

A laqueadura é considerada um método contraceptivo feminino definitivo, embora possa ser revertido. Por essa razão, é importante que a mulher tenha certeza de que não irá querer ter mais filhos, e geralmente elas têm essa certeza ao realizarem a cirurgia. Entretanto, algumas delas decidem, ao longo de sua vida, ter outro filho por alguma razão e procuram a reversão da laqueadura, que não oferece garantia de sucesso de gravidez.

O corpo feminino, assim como seu sistema reprodutor, é complexo. Para haver a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, muitas condições são necessárias. Uma delas é que a mulher tenha preservadas as trompas, que são os órgãos em que acontece o encontro do espermatozoide com o óvulo. A laqueadura impede que o espermatozoide encontre o óvulo, as trompas são obstruídas ou retiradas.

A laqueadura, portanto, é uma cirurgia mais simples que a reversão da laqueadura, já que obstruir ou retirar as trompas é menos complexo do que as desobstruir ou reconstruí-las. No caso da obstrução, há algumas formas que podem ser utilizadas: eletrocoagulação, clipes ou pontos cirúrgicos.

A reversão de laqueadura é uma técnica microcirúrgica que tem a finalidade de devolver à mulher sua fertilidade, portanto depende do método empregado na primeira cirurgia. É muito importante avaliar o método utilizado porque as chances de sucesso dependem de como foi realizada a laqueadura. Para que haja pelo menos alguma possibilidade de êxito, as fímbrias devem estar totalmente preservadas, que é a parte final das trompas, e os órgãos também precisam estar em boas condições.

Os motivos para uma mulher procurar a reversão da laqueadura são diversos, mas os mais comuns são:

O médico especialista em reprodução assistida é o profissional mais capacitado para avaliar cada paciente individualmente. Dependendo do caso, é mais indicada uma técnica de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV).

Indicações da cirurgia de reversão da laqueadura

A laqueadura é um procedimento que foi desenvolvido para ser definitivo. A reversão é complexa e não oferece garantia de bons resultados, portanto o médico precisa avaliar cada paciente individualmente para verificar a viabilidade do procedimento, principalmente considerando o método empregado na cirurgia inicial de laqueadura.

O médico também precisa ponderar a idade da paciente, já que quando a mulher atinge os 35 anos ocorre uma diminuição natural acentuada na capacidade reprodutiva da mulher e que aumenta com o avanço da idade feminina.

Assim, o perfil da mulher que pode realizar a reversão de laqueadura é:

Como é feita a reversão de laqueadura

A reversão de laqueadura é uma microcirurgia que depende do procedimento empregado na laqueadura, mas, de modo geral, é preciso reconstruir as trompas com o auxílio de um microscópio e de fios cirúrgicos. O microscópio é necessário porque as trompas são órgãos extremamente pequenos e fazer a manipulação do material é difícil.

Antes do início do procedimento, é aplicada na paciente anestesia geral, raquidiana ou peridural.

A cirurgia é feita por via laparoscópica de ambos os lados. As etapas da reversão de laqueadura são: retirar a cicatriz da laqueadura, o que é essencial para a boa irrigação sanguínea; na sequência, é aplicada no útero uma solução de soro azul para verificar se as trompas estão pérvias; se tudo estiver adequado, o cirurgião pode fazer a microssutura com os fios especiais para reconstruir as trompas.

Resultados e taxas de sucesso da reversão

A idade da mulher influencia diretamente nos resultados e nas taxas de sucesso do procedimento. Se a mulher for jovem, as chances de recuperar a fertilidade são maiores.

Da mesma forma, o parceiro da mulher precisa ser avaliado porque ele pode ter alguma condição que possa também provocar a infertilidade.

O sucesso da reversão está ligado às condições da mulher e do procedimento realizado, incluindo a idade e a saúde dos órgãos do sistema reprodutor, assim como às condições do homem.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Última postagem do blog

Assine Nossa Newsletter

E receba gratuitamente conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES