Varicocele

Varicocele
Varicocele
Avalie essa postagem!

Os testículos são glândulas sexuais no homem responsáveis pela produção do hormônio testosterona e dos gametas para a reprodução humana: os espermatozoides. Antes do nascimento, durante o desenvolvimento gestacional, eles se encontram no abdômen. Logo depois do nascimento, descem para a bolsa escrotal.

A varicocele é uma doença masculina que provoca a dilatação das veias da região escrotal, por isso também é conhecida como varizes dos testículos. O tratamento da varicocele é importante porque a doença pode prejudicar a saúde sexual do homem, podendo levar à infertilidade, já que pode elevar a temperatura da região, aumentar a toxicidade local devido ao represamento sanguíneo e reduzir a oxigenação nos testículos.

O testículo produz espermatozoides de qualidade em uma temperatura aproximadamente 1 oC menor que a temperatura normal do corpo, por isso é de extrema importância que a temperatura local seja mantida sob controle.

A prevalência da varicocele é de cerca de 15% na população masculina e é uma doença que se agrava com o passar do tempo se não for tratada. A faixa etária mais afetada é a dos adolescentes, não sendo comum a doença se manifestar na infância. No entanto, há um alto índice de homens adultos com a doença. Cerca de 40% a 50% dos homens inférteis são portadores de varicocele, mas nem todos os homens que têm a doença são inférteis.

A doença geralmente afeta o lado esquerdo da região escrotal, provavelmente por motivos anatômicos, e prejudica a produção de gametas. Se a varicocele aparecer em idade mais avançada e de forma repentina, ela pode indicar outros problemas de saúde, como o aparecimento de tumores.

Causas

A varicocele tem origem genética e é causada pela insuficiência das válvulas internas das veias da região escrotal. Ao perderem a força para fazer o sangue circular, as válvulas permitem que o sangue retorne, provocando inchaço na região.

Um fator que pode elevar o risco de desenvolver a doença é o esforço excessivo. Homens que costumam carregar peso ou fazer exercícios com excesso de carga têm um maior risco de desenvolver a doença.

Sintomas

A varicocele é uma doença que, na maioria dos casos, não provoca sintomas, por isso o homem acaba procurando o médico apenas quando a doença está em estágio avançado. Em alguns casos, não há consequências. Em outros, o homem pode até se tornar infértil.

Os homens que manifestam sintomas, sentem dor, que pode oscilar em intensidade. Geralmente, ela piora com o esforço físico e melhora se o homem deitar de costas.

O inchaço pode se intensificar a ponto de as veias ficarem visíveis. Esse é o sintoma mais claro da varicocele. Os testículos podem também atrofiar.

Exames e diagnóstico

O exame que detecta a varicocele é o físico e a ultrassonografia dos testículos com doppler. Além disso, o espermograma pode identificar distúrbios na produção dos gametas, tanto em sua quantidade como na morfologia ou na motilidade, que podem levar à suspeita de varicocele.

A doença só precisa ser tratada se estiver provocando algum sintoma ou problema de saúde, como a infertilidade. O espermograma também pode ser solicitado para avaliar a extensão dos danos da doença à fertilidade do paciente.

Embora a varicocele seja uma doença que, de forma geral, não causa danos graves, com exceção da possibilidade de infertilidade, é muito importante procurar um médico sempre que qualquer sintoma se manifestar. Às vezes, o médico pode identificar outros tipos de problemas mais sérios.

Tratamentos

Quando for necessário o tratamento, principalmente se o homem estiver com quadro de infertilidade ou com dor, o mais indicado é o tratamento cirúrgico.

O procedimento fecha as veias doentes para que o fluxo seja deslocado para as veias saudáveis, devendo ser preservados os vasos linfáticos e as artérias. Essa alteração permite uma melhor oxigenação da região e a melhora da qualidade e aumento da produção de espermatozoides, devolvendo ao homem sua capacidade de reprodução em cerca de 60% a 70% dos casos depois de seis meses da cirurgia.

A varicocele e a reprodução assistida

O tratamento da varicocele pode ser realizado a qualquer momento, inclusive durante procedimentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), inseminação artificial (IA) e relação sexual programada.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Última postagem do blog

Assine Nossa Newsletter

E receba gratuitamente conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES