Você já ouviu falar em fragmentação do DNA espermático?
A análise da fragmentação do DNA do esperma é um teste amplo e complementar ao espermograma, a fim de determinar o dano específico sobre a estrutura e a integridade da fita de DNA no espermatozóide. Os danos e deficiências podem estar relacionadas às baixas taxas de fertilização e aumento das taxas de aborto.
Estudos demonstram que homens com infertilidade idiopática podem apresentar aumento do índice de espermatozóides com fragmentação do DNA em relação aos controles férteis.
São diversas as causas que podem afetar a integridade ao DNA dos espermatozoides, como fatores intratesticulares: apoptose durante a espermatogênese, quebras de fita durante o empacotamento da cromatina na espermatogênese, e fatores pós-testiculares: altos níveis de espécies reativas de oxigênio durante o trânsito dos espermatozóides no epidídimo ou pós-ejaculação. Este estresse oxidativo elevado está relacionado a diversas condições e entre elas a fatores ambientais como poluentes e contato com agentes tóxicos como agrotóxicos, além do estilo de vida adotado pelo homem, como uso do tabaco, álcool em excesso, drogas ilícitas, obesidade e sedentarismo.
É indicado para os homens:
Dicas para reduzir o estresse oxidativo e a fragmentação do DNA espermático:
É imprescindível a visita regular ao médico, para que possam ser feitas todas as avaliações e exames necessários para a uma vida saudável e uma gravidez sadia.
Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES