Epididimite

Epididimite
Epididimite
Avalie essa postagem!

O epidídimo é o ducto que liga os testículos aos ductos deferentes e armazena as células espermáticas produzidas pelo testículo, os espermatozoides. O epidídimo é formado por três partes, a cabeça, o corpo e a cauda. Os espermatozoides passam por esses ductos no percurso ejaculatório.

A epididimite é uma inflamação crônica ou aguda do epidídimo. Na orquite, a inflamação pode atingir o epidídimo, quando a doença é chamada de orquiepididimite. Na epididimite, a inflamação pode atingir os testículos, doença chamada epidídimo-orquite.

A epididimite é uma doença que se manifesta, na maioria dos casos, em homens em idade sexualmente ativa, já que os riscos estão relacionados à exposição sexual sem o uso de preservativos. No entanto, pode atingir homens de qualquer idade, portanto é importante ficar atento aos sintomas.

Alterações na próstata e no trato urinário também podem desencadear a doença, assim como procedimentos que façam uso de cateter urinário. Os médicos também investigam se o paciente é circuncidado e seu histórico de DST. A quantidade de parceiros sexuais também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da doença, principalmente se não for utilizado preservativo. Todos esses fatores podem interferir no aparecimento e no desenvolvimento da doença.

Por estar relacionada à exposição sexual, a única forma eficaz de prevenir a epididimite é usar preservativo em todas as relações sexuais.

Causas

A epididimite pode ser bacteriana, mais comum, e não bacteriana, condição mais rara. Essas causas também estão relacionadas à idade do homem, devido, principalmente, à sua atividade sexual.

As causas da epididimite bacteriana são:

Outras formas da doença são causadas por:

Sintomas

Alguns dos sintomas da epididimite são parecidos com os de outras doenças, portanto procure um médico assim que notar alguma alteração. Os sintomas mais frequentes são:

Diagnóstico

O exame físico é o primeiro que o médico realiza para examinar uma possível epididimite. Nesse exame, o médico verifica os gânglios linfáticos da virilha e o aspecto do testículo, que podem estar alterados, e se há secreção uretral, a qual pode servir como material de análise da presença de DST. O toque retal também poderá ser realizado, caso o médico julgue necessário avaliar a próstata.

Exames complementares e para identificar precisamente as causas da doença são:

Se o médico suspeitar de outras doenças, o paciente poderá fazer exames de imagens, que eliminam ou confirmam essas suspeitas.

As alterações em órgãos sexuais devem ser avaliadas com urgência, pois podem provocar complicações mais sérias no paciente.

Tratamento

A epididimite é uma doença causada, na grande maioria dos casos, por bactérias, portanto o tratamento é feito com antibióticos e com analgésicos para reduzir a dor.

Como na orquite, o tratamento da epididimite requer descanso e aplicação de compressas geladas no local. Uma recomendação extra é o uso de coquilha, um suporte utilizado no atletismo.

Para evitar que a epididimite se torne crônica ou volte a se manifestar, o médico faz o acompanhamento do paciente até o fim, assim é possível verificar se a doença foi completamente curada ou se poderá retornar.

Assim, é importante tratar o casal como um todo. O parceiro precisa passar por todos os exames e fazer o tratamento, caso seja encontrado algum problema.

Em casos mais graves, o médico pode indicar a intervenção cirúrgica. Esse procedimento pode ser indicado em caso de abscesso ou de uma gravidade maior da doença, por isso é importante procurar um médico tão logo sejam identificados sintomas.

A epididimite deve ser tratada adequadamente, pois pode causar a infertilidade.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Última postagem do blog

Assine Nossa Newsletter

E receba gratuitamente conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES