Reversão de Vasectomia

Reversão de Vasectomia
Reversão de Vasectomia
Avalie essa postagem!

A vasectomia é considerada um método contraceptivo masculino definitivo, apesar de poder ser revertido. Por isso, o ideal é que o homem tenha certeza de que não irá querer ter mais filhos e, de forma geral, os homens têm essa certeza ao se submeterem ao procedimento. No entanto, alguns homens vasectomizados, por alguma razão, decidem ter outro filho e procuram a reversão da vasectomia, que não é um procedimento com garantia de sucesso, embora seja possível, já que a vasectomia não compromete a produção dos espermatozoides, apenas impede que eles sejam ejaculados com o sêmen.

Depois de serem produzidos nos testículos, os espermatozoides percorrem um caminho até serem eliminados na ejaculação. A vasectomia impede a passagem dos gametas pelo canal deferente, que liga o epidídimo à uretra. No procedimento, o médico corta os canais deferentes. Assim, o homem continua ejaculando normalmente, no entanto apresenta um quadro de azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado.

A vasectomia é um procedimento mais simples do que a reversão de vasectomia, já que cortar os canais deferentes é menos complexo do que religá-los. A vasectomia é realizada em centro cirúrgico em cerca de uma hora com o paciente sob efeito de anestesia local.

As razões para um homem solicitar a reversão da vasectomia são diversas, mas as mais observadas são:

O médico especialista em reprodução assistida é o profissional mais capacitado para avaliar cada caso. Dependendo do caso, são mais indicadas as técnicas cirúrgicas de obtenção de espermatozoides diretamente dos testículos ou do epidídimo, como PESA, MESA, TESE e Micro-TESE, ou a fertilização in vitro (FIV).

Indicações da cirurgia de reversão de vasectomia

A vasectomia é um procedimento que foi desenvolvido para ser definitivo. A reversão é complexa e pode não oferecer bons resultados, portanto o médico avalia cada paciente individualmente.

Quanto mais velho o homem for e quanto mais tempo tiver passado da realização da vasectomia, menores serão as chances de sucesso da reversão. Em média, o índice de sucesso para homens vasectomizados até 3 anos é de 90-95%; para os que realizaram vasectomia entre 4 e 10 anos, as chances diminuem para 80-85%; e, para aqueles com mais de 10 anos, a taxa de sucesso é em 80% dos casos.

A capacidade reprodutiva da mulher diminui com o passar do tempo, portanto o médico também investiga a idade da parceira do homem vasectomizado para avaliar a relevância do procedimento. Quando a mulher chega aos 35 anos, sua capacidade reprodutiva cai drasticamente, o que praticamente torna irrelevante a reversão.

Dessa forma, se o homem já tiver idade avançada e for vasectomizado há muito tempo, e a mulher tiver numa faixa etária acima dos 35 anos, a reversão da vasectomia tem grandes chances de não gerar bons resultados. Nesse caso, o médico deve propor outros procedimentos de reprodução assistida.

Como é feita a reversão de vasectomia

No centro cirúrgico é realizada a reversão de vasectomia, que consiste em uma microcirurgia que faz a recanalização dos ductos deferentes, cortados na cirurgia original. Dessa forma, os dutos são reconstruídos para que os espermatozoides possam voltar a se unir ao sêmen e ser ejaculados. A reversão é possível porque a vasectomia em si não prejudica a produção de espermatozoides.

Para fazer a religação dos ductos deferentes, o médico precisa de um microscópio, em razão do tamanho dos ductos, e de fios cirúrgicos para a reconstrução dos ductos.

Índices de sucesso da reversão

O sucesso da reversão depende, principalmente, da idade do homem e do tempo que ele ficou vasectomizado. No entanto, existem outros fatores fundamentais que interferem no sucesso da gravidez pós-reversão:

As taxas de sucesso da reversão de vasectomia variam entre 40% e 95%, dependendo das condições do casal.

Se o casal não conseguir ter o filho, o médico pode indicar outras técnicas de reprodução assistida, como PESA e MESA, TESE e Micro-TESE, a doação de espermatozoides ou mesmo a FIV.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Última postagem do blog

Assine Nossa Newsletter

E receba gratuitamente conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES