A infertilidade sem causa aparente (ISCA) é o diagnóstico de infertilidade mais complexo de ser feito, uma vez que é preciso investigar rigorosamente todas as possíveis causas tanto femininas quanto masculinas. É, portanto, um diagnóstico feito por eliminação de outros fatores.
Se a investigação completa não identificar problemas masculinos ou femininos que possam causar a infertilidade, há três possibilidades:
Existem muitos casos que não são investigados devidamente e recebem o diagnóstico de ISCA, portanto uma segunda opinião médica é recomendada.
Apenas 10% dos casos de infertilidade são sem causa aparente. Nesses casos, estão indicadas técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV) tradicional ou com ICSI, a inseminação artificial (IA), a relação sexual programada e até, em casos extremos, utilização de óvulos, espermatozoides ou embriões de doadores. As técnicas de reprodução assistida conseguem avaliar em profundidade os motivos de infertilidade e oferecem procedimentos de seleção dos melhores gametas para a fecundação em laboratório, o que não acontece na concepção pelo método natural.
Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES