Significado da classificação de embriões

admin

A classificação embrionária é uma das tarefas mais importantes do processo de reprodução humana assistida. Como vocês já sabem, o embrião é o resultado da fecundação entre o gameta feminino, o óvulo, e o masculino, o espermatozoide. 

Quando o processo de fertilização é realizado em laboratório, é possível analisar os aspectos morfológicos dos embriões, gerando classificações e selecionando o melhor embrião para implantação, aumentando assim as chances de gravidez. Existem várias classificações utilizadas pelo embriologista. Vamos falar sobre algumas.

Até o terceiro dia do desenvolvimento, o embrião possui entre 6 e 8 células, e as características de cada uma delas são utilizadas para segmentar os grupos A, B, C e D.

Os embriões tipo A são os que não possuem fragmentações em suas células. Os embriões tipo B possuem até 10% de células fragmentadas. Os embriões tipo C possuem de 10% até 50% de células fragmentadas. Embriões tipo D possuem mais de 50% de células fragmentadas. 

É importante ressaltar que a classificação não é uma sentença. Isso não quer dizer que os embriões do tipo A serão implantados e que estão livres de alterações genéticas e cromossômicas, assim como o tipo D pode implantar e gerar um bebê saudável.

Com o avanço da medicina, é possível manter o embrião em laboratório até a fase blastocisto, momento em que ele implanta no útero. 

Nesta fase do desenvolvimento também é possível realizar uma classificação da qualidade das células, sendo que o blastocisto já possui uma diferenciação celular e por isso conseguimos avaliar as células do trofectoderma (que dará origem a placenta) e as células da massa celular interna (que dará origem ao embrião). 

A avaliação é geralmente composta por três algarismos, o primeiro é o estágio embrionário,ou seja, grau de expansão desse embrião, e  pode ser variar entre o número de 1 (blastocisto inicial) até 6 (blastocisto em hatching). O segundo é a qualidade das células do trofectoderma, e pode ser A, B ou C. E o terceiro é a massa celular interna, também pode ser A, B ou C. 

Através dessa classificação podemos informar se o blastocisto é 6AA ou 3BB, entre outras classificações.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Lembre de deixar os seus comentários e sugestões. Vamos conversar mais sobre o tema. 

5 1 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES