Uso das medicações hormonais para estimulação pode piorar meu câncer?

admin

Quando o assunto é reprodução assistida para pacientes com câncer, uma dúvida comum é sobre o uso de medicações hormonais para estimulação ovariana e se esse procedimento pode piorar a doença. Esse questionamento é especialmente relevante para mulheres com cânceres sensíveis a hormônios, como o de mama, onde os níveis hormonais podem desempenhar um papel no crescimento tumoral.

As medicações hormonais usadas na estimulação ovariana têm como objetivo aumentar a quantidade de óvulos disponíveis para coleta, visando à preservação da fertilidade ou o início de um tratamento de fertilização in vitro. No entanto, para pacientes com cânceres hormônio-dependentes, existe a preocupação de que esses medicamentos possam elevar os níveis de estrogênio, o que poderia interferir negativamente no tratamento oncológico ou no comportamento do tumor.

Para minimizar esses riscos, a medicina reprodutiva dispõe de alternativas seguras, como protocolos de estimulação controlada que utilizam inibidores de aromatase. Essas substâncias ajudam a manter os níveis de estrogênio mais baixos durante a estimulação ovariana, reduzindo a possibilidade de que o tratamento afete negativamente o câncer. 

Cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em consideração o tipo de câncer, seu estágio e o tratamento proposto. Mas a boa notícia é que, com os avanços nos protocolos de preservação da fertilidade, muitas pacientes conseguem realizar o sonho de ter filhos após o tratamento oncológico, sem comprometer a sua saúde.

É essencial discutir suas opções com um oncologista e um especialista em reprodução assistida. Eles trabalharão em conjunto para garantir que o tratamento para preservação da fertilidade seja seguro e alinhado com o plano oncológico, oferecendo as melhores alternativas para sua saúde e seu futuro.

0 0 votes
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Descobri que estou com câncer, poderei engravidar no futuro?
Descobri que estou com câncer, poderei engravidar no futuro?

Descobrir um diagnóstico de câncer é um momento desafiador, que levanta diversas questões e preocupações. Entre elas, muitas mulheres se perguntam se ainda poderão realizar o sonho da maternidade. Felizmente, com os avanços da medicina, é possível preservar a fertilidade, mesmo em meio a um […]

Continue lendo...

Unifert - Vila Velha

Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

Unifert Norte - Linhares

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 1220, Centro, Linhares, Laguna Center - Torre C, Sala 18

Laboratório Unifert Norte
+55 (27) 99702-1034

Consulta Dr. Érico Lawrence - Núcleo Ela
+55 (27) 3150-8090