Varicocele e a infertilidade masculina

admin Varicocele e a infertilidade masculina

Você já leu aqui antes que a infertilidade é um problema que atinge muitos casais. Entre as várias causas que podem atingir o lado do homem, está a Varicocele, principal causa tratável da infertilidade masculina. 

A Varicocele, ou varizes do testículo, é a dilatação palpável e/ou visível das veias testiculares. No interior das veias o fluxo sanguíneo deve ser sempre ascendente, porém é verificado nestes casos um fluxo retrógrado ou refluxo. Quanto maior a duração do refluxo, mais provável será sua repercussão negativa no desenvolvimento dos testículos. 

O diagnóstico da Varicocele é bem simples, feito através de um exame físico. Em caso de dúvidas, também pode ser solicitado um exame de ultrassom doppler testicular. A doença é dividida em: Subclínica ou não palpável e Clínica ou palpável em repouso ou com manobra de Valsalva. Essa última é dividida em três graus: grau I (leve), grau II (moderado) e grau III (importante). Os dois últimos graus, mais graves, podem estar ligados a infertilidade. 

Apesar de muitos estudos sobre a fisiopatologia da varicocele, não foi encontrado um nexo completo com fertilidade. O estresse oxidativo e seus biomarcadores é a mais recente explicação sobre seu efeito deletério sobre os testículos. O aumento da temperatura testicular, hipoperfusão testicular e refluxo de metabólicos tóxicos podem estar envolvidos. 

Os níveis elevados de radicais livres de oxigênio (estresse oxidativo) não apenas interferem diretamente na membrana plasmática dos espermatozóides, mas também diretamente seu DNA. Estes altos níveis de fragmentação do DNA influenciam negativamente na morfologia dos espermatozoides e nas menores taxas de fertilização e implantação embrionária, e principalmente aumentam de duas a três vezes as chances de abortamento. 

Nos casos de Varicocele grau II e III, que apresentam comprometimento da fertilidade do homem acompanhada de alterações seminais e/ou aumento do índice de fragmentação de DNA, é necessário a realização de um tratamento cirúrgico. A técnica aplicação é a microcirurgia subinguinal, com baixíssimas taxas de complicação quando realizada por um urologista experiente e de confiança

A melhor maneira de se manter sempre saudável e evitar complicações causadas pela Varicocele e outros problemas, é visitar um médico de confiança regularmente, desde o início da puberdade.

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES