Adenomiose: conheça as causas e saiba como são realizados o diagnóstico e o tratamento

admin Adenomiose: conheça as causas e saiba como são realizados o diagnóstico e o tratamento

O conhecimento sobre as principais doenças ginecológicas e alterações uterinas é de extrema importância para a população feminina, de forma que as mulheres saibam quando é importante procurar um profissional de saúde para realizar uma investigação mais aprofundada da sua saúde reprodutiva.

Alguns sintomas, como cólicas intensas, dores pélvicas e sangramentos anormais, são comuns a várias dessas doenças, como a endometriose, mioma e adenomiose.

No texto de hoje, falaremos sobre a adenomiose, uma alteração uterina que ainda é pouco conhecida entre as mulheres. Confira!

O que é a adenomiose?

A adenomiose é uma doença ginecológica caracterizada pela invasão das células endometriais no miométrio. Isso significa que o endométrio, que é o tecido que recobre a parede interna do útero, penetra a camada de músculo uterina, o miométrio.

As glândulas endometriais e o estroma (tecido conjuntivo vascularizado do endométrio) penetram as fibras musculares. A doença pode ser localizada e surgir em apenas uma parte do miométrio ou ser generalizada e estar dispersa por toda a camada muscular do útero.

Pode ser assintomática ou apresentar sinais e alguns sintomas, como cólicas menstruais intensas, sangramentos irregulares e excessivos, aumento do volume uterino, dor pélvica e dor durante a relação sexual.

infertilidade também está associada à adenomiose. As alterações funcionais e estruturais do útero que ocorrem na doença podem interferir no processo de implantação do embrião.

Quais são as causas da adenomiose?

Ainda não há um consenso sobre os fatores que levam ao surgimento da adenomiose. O que se sabe é que a doença é hormônio-dependente, isto é, está relacionada com a produção de estrogênio. Por isso, é comum que a mulher com adenomiose também apresente outras condições associadas com o hormônio, como mioma e endometriose.

As outras hipóteses do surgimento da adenomiose são:

Outros fatores descritos que contribuem para que a doença apareça são: menarca precoce, ciclos menstruais curtos, mais de uma gravidez durante a vida, cirurgias e curetagem uterina.

Como é feito o diagnóstico?

Inicialmente, o médico realiza uma entrevista para coletar dados da mulher e dos sintomas e um exame físico. O primeiro exame a ser solicitado é a ultrassonografia transvaginal, que identifica as condições gerais do útero.

Para fechar o diagnóstico de adenomiose, o ideal é solicitar a ressonância magnética, que permite a identificação de irregularidades na zona juncional (zona entre o endométrio e o miométrio) e do miométrio difusamente heterogêneo.

E o tratamento?

O tratamento para a adenomiose é determinado de acordo com as características de cada mulher, a gravidade do problema, a idade e o desejo de engravidar. São prescritos analgésicos e anti-inflamatórios para o alívio dos sintomas.

As pílulas anticoncepcionais contínuas ou o DIU Mirena podem ser indicados para a suspensão da menstruação, o que também traz alívio dos sintomas.

Se a mulher não responder bem ao tratamento medicamentoso, tiver acometimento extenso do útero e não desejar ter filhos, a retirada do útero pode ser o tratamento indicado.

Apesar de não ser uma doença muita conhecida, a adenomiose é uma condição relativamente comum e que pode prejudicar a qualidade de vida. Por isso, é importante observar todas as informações descritas e procurar a ajuda de um médico caso os sintomas estejam presentes em você.

Agora que você já aprendeu sobre a adenomiose, que tal se informar mais sobre outras doenças ginecológicas? Não perca o nosso post sobre ovários policísticos!

4.3 6 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES